Por Carlos Eduardo Alves, jornalista, Facebook
Alguns por ingenuidade, outros por falta de capacidade, uns tantos para enganar e animar militância, poucos por burrice crônica etc. Todos eles nos últimos escreveram ou fizeram discursos na linha do “os ventos estão mudando na Justiça e no STF”. Lamento, mas não há dado algum que autorize a bobagem.
O que está em jogo é a Lava Jato, até os impostores concorrem para a unanimidade. E qual o troféu, a obsessão da Lava Jato e seus comparsas na mídia hegemônica? Lula, sem dúvida. E o que ocorreu até agora com Lula? NADA. Ele continua na prisão. Simples como o processo de perseguição que CONTINUA sofrendo.
Alguém de fato acredita que Toffoli, com seu gabinete repleto de milicos limítrofes e associado a Bolsonaro, terá coragem de dar um passo na direção da liberdade de Lula? Qualquer pessoa medianamente com os pés na Terra acha que a maioria do STF, com seguidas demonstrações de servilismo às Organizações Globo e de desapreço à Constituição, dará um basta e declarará a suspeição de Moro para atuar em casos envolvendo o ex-presidente? Obvio que hoje a resposta é não.
A única prova dos “ventos que mudaram” seria a anulação de todos os processos em que Lula foi vítima de Moro. O resto é alegoria. Podem até eventualmente dispensarem Lula de usar tornozeleira, permitirem prisão domiciliar (a que já tem direito) etc, mas o que está sendo tramado por Toffoli e sua turma é “livrar a barra” de Lula mas manter a primeira condenação, o que no mínimo o inabilita para qualquer postulação eleitoral, o pavor de sempre da elite e do Judiciário acocorado.
Pode mudar? Até pode. Estamos no Brasil, aquele País que como disse Pedro Malan um dia “até o passado é incerto”. Temos uma Vaza Jato demolidora, que em qualquer República com rito institucional decente já derrubaria e prepararia a cadeia para Moro e o lupanar curitibano. Mas até agora nada aponta para a “reabilitação judicial completa de Lula”.
Os que escreveram para enganar a esquerda carente são os mesmos que duvidavam da queda de Dilma, da prisão de Lula etc e, depois, as cada julgamento de recurso enxergavam ali a certeza da absolvição de Lula.
É de certa maneira um crime gente de esquerda enganar pessoas do mesmo campo. Enquanto Lula não for solto e zerado na Justiça , não acredite no 171 otimista. Não avalize bobagem. Triste? Por enquanto, a vida é assim.