Compartilhado de Projeto Colabora –
Consórcio de veículos de mídia digital vai apurar ataques, agressões e ameaças. Conte para nós e ajude a garantir eleições livres e democráticas
Tudo indica que a eleição municipal de 2020 deve ser uma das mais violentas desde a redemocratização do Brasil. Pelo menos dez candidatos foram assassinados desde setembro e outras 80 pessoas foram mortas por motivações políticas desde o início do ano. Monitorar os casos de intimidação aos eleitores é essencial para garantir eleições livres e democráticas. Nas eleições de 2018, a Agência Pública realizou um levantamento que confirmou mais de 135 casos de agressões durante as semanas que antecederam as eleições presidenciais. Esse ano, nove organizações de jornalismo digital independente se reuniram para documentar esse problema.
Mas, para isso, precisamos da sua ajuda.
Você passou por alguma situação de violência durante a campanha ou no dia da eleição? Presenciou alguma agressão ou xingamento? Ficou sabendo de um episódio como esse pelas redes sociais ou imprensa local?
Conte sua história e nos ajude a mapear casos de violência nas eleições de 2020. Suas denúncias serão apuradas por um consórcio de meios digitais independentes e premiados — além do #Colabora, Agência Pública, Agência Saiba Mais, Amazônia Real, Gênero e Número, Marco Zero, Plural, Ponte Jornalismo e Portal Catarinas.
Para enviar seu relato, responda o questionário aqui ou, se preferir, mande um email para participe@apublica.org ou uma mensagem no WhatsApp para (11) 98886-9401.