Publicado em Nocaute –
Na manhã de hoje, terça-feira, o blogueiro Eduardo Guimarães, editor do Blog da Cidadania, foi levado coercitivamente pela Polícia Federal para depor na sede paulista da PF, na Lapa. É apenas mais um passo do desgoverno de ladrões para intimidar e silenciar a imprensa independente. Vão dar com os burros n’água.
A primeira medida do Postiço Michel Temer, logo que sentou praça no Palácio do Planalto, foi cortar toda a publicidade dos blogs independentes. Ele achava que ia calar a boca da moçada, mas o tiro saiu pela culatra. Além de não conseguir silenciar ninguém, o Postiço viu subir o tom das críticas a seu desgoverno e à quadrilha que ele levou para Brasília. Mais do que isso: mesmo sem receber um figo podre de publicidade, novos blogs surgiram – como o nosso Nocaute – e vão continuar crescendo e se multiplicando, como cogumelos venenosos.
Como o corte de grana não deu certo, o Postiço passou ao desforço físico. Meses atrás o jornalista Breno Altman, do blog Opera Mundi, foi levado coercitivamente pelos tonton macoute da Polícia Federal para fazer um depoimento em Brasília. Tive a honra de ter sido testemunha de defesa do Breno e o desprazer de ter sido interrogado pelo juiz Sérgio Moro. Como estava sendo acusado de nada, zero, Breno foi absolvido semanas atrás.
Hoje foi a vez do Eduardo Guimarães, valente editor do bem informado Blog da Cidadania, que anunciou, um ano atrás, que a Federal iria levar o ex-presidente Lula para depor – também coercitivamente, à força, sob vara.
Às seis da manhã de hoje os tonton macoute levaram Eduardo Guimarães, que até agora, onze da manhã, continua da sede da Federal, na Lapa.
Esta postagem – e sei não falo apenas em meu nome – é para fazer uma advertência ao Postiço. Valho-me, para tanto, do fragmento de outra canção que fez muito sucesso nos anos sessenta: pode me bater, pode me prender, pode até deixar-me sem comer, mas eu não mudo de opinião.
Desiste, Michel Temer. Você perdeu.