Sister Rosetta Tharpe, nascida em 1915, revolucionou a música ao combinar gospel, jazz e blues, influenciando o surgimento do rock and roll e inspirando gerações de músicos.
Por Luana Neves no SOM.VC, compartilhado de Mídia Ninja
Sister Rosetta Tharpe revolucionou para sempre a história da música ao misturar ritmos como gospel, jazz e blues, dando origem ao que hoje conhecemos como rock and roll. Nascida em 1915, em Cotton Plant, Arkansas, ela começou a cantar na igreja ainda criança. Sua habilidade em combinar o canto com a guitarra elétrica e piano resultava em performances energéticas jamais vistas.
Com o passar dos anos, sua música transcendeu as paredes do templo onde se apresentava e conquistou admiradores no mundo inteiro. Em 1944, sua música “Strange Things Happening Every Day” foi a primeira canção gospel a alcançar o top 10 da Billboard. A gravação é creditada por algumas fontes como a primeira gravação de rock and roll, e foi com ela que a expressão ‘rock’ como gênero musical começou a ser usada.
No Dia Mundial da Rock, é mais que importante resgatarmos sua influência e inovação, que inspiraram nomes como Elvis Presley, Johnny Cash, Chuck Berry — muitas vezes creditados como inventores do rock — e uma gama de outros músicos e bandas como conhecemos até hoje.