Por Chico Silva, jornalista, no Facebook
As razões para votar e, principalmente, para NÃO votar em Bolsonaro
Eu até entendo que votem no Bolsonaro por conta da promessa de que daqui para
frente bandido bom será bandido morto. De fato o País tá violento e, apesar de eu discordar completa e veementemente disso, não deixa de ser uma “ideia” para enfrentar o problema. Mesmo que seja a bala. E para isso pretende autorizar o porte de arma e armar a população.
Eu até entendo que votem no Bolsonaro por ele vender a imagem de que é honesto, apesar das denúncias de enriquecimento ilícito, ocultação de patrimônio, uso de indevido de dinheiro público para o pagamento da caseira que cuidava dos seus cachorros e de auxílio-moradia para “comer gente.
A ex-mulher o acusou até de ter roubado um cofre. Mas como é questão de foro íntimo prefiro não levar isso muito em conta.
Eu até entendo que votem no Bolsonaro porque muitos não estão nem aí para questões identitárias, de gênero e étnicas como a defesa dos direitos das populações LGBTQ+, quilombolas, negra e minorias diversas. Aqui também poderiam se enquadrar as políticas de valorização à mulher e o combate ao feminicídio.
Eu até entendo quem vota no Bolsonaro por ele defender a agenda conservadora e ser contrário a temas como casamento gay, legalização do aborto e das drogas e por ser a favor da redução da maioridade penal e da pena de morte para crimes hediondos.
Agora o que eu NÃO entendo mesmo é como um trabalhador assalariado vote num candidato que ameaça direitos históricos como o 13° e as férias, pretende recriar a CPMF e vai cobrar 20% de imposto de quem ganha a partir de um salário mínimo.
Alguns vão me dizer que não foi ele que disse isso. Claro que não diria. Mas usou seu vice e seu assessor econômico para dizer. Bolsonaro pode ser tudo, mas não é burro. Sabe que se dissesse, perderia voto. Mas se eleito alguém duvida que irá fazer? Eu não.
A eleição de Bolsonaro interesssa a gigantes do agronegócio e empresários como o dono da Havan e da Centauro que, não por acaso, já declararam apoio a ele. Agora será um desastre para quem vive de salário e sofre para chegar vivo no fim do mês.
Por isso você que não é patrão, pense bem antes de teclar 17 no domingo. Essa decisão pode doer, e muito, naquele que muitos consideram o órgão mais sensível do ser humano: o bolso
Por isso, mais do que nunca
#elenão
#elenunca
#elejamais