Uma nova pesquisa divulgada hoje, dessa vez pelo Vox Populi, confirma tendência observada no levantamento do instituto Quaest, de uma vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno.
Por Miguel do Rosário, compartilhado de seu Blog
Segundo a Vox Populi, Lula teria 44% dos votos totais, contra 21% de Bolsonaro e 12% de todos os outros candidatos combinados.
Em votos válidos, isso significaria que Lula teria 57% dos votos válidos, o que lhe garantaria uma vitória tranquila no primeiro turno das eleições de 2022.
A pesquisa trouxe um comparativo com outras pesquisas presenciais recentes.
A pesquisa estima que Ciro Gomes, por sua vez, teria 4% das intenções de voto.
Na espontânea, Lula tem 28%, quase o dobro de Bolsonaro, que pontua 15%. Ciro tem 2% e Moro, 1%. O número de indecisos é de 37%.
Abaixo, tabelas do voto estimulado, por segmentos.
A pesquisa fez ainda um cenário sem Bolsonaro, que nos permite checar para qual candidato migrariam seus eleitores. O gráfico mostra que o principal herdeira é Sergio Moro, cuja pontuação passa de 3% (com Bolsonaro) para 8% (sem Bolsonaro). Ciro Gomes cresceria 2 pontos, num cenário sem Bolsonaro. Outros candidatos, inclusive Lula, oscilaram 1 ponto para cima. A transferência maior, porém, iria para votos em branco, nulos e indecisos, que passariam de um total de 22% para 32%.
A pesquisa também mediu a “evolução dos sentimetnos em relação ao PT desde 2019”. De maneira geral, a imagem do PT melhorou expressivamente. O percentual de eleitores que responderam gostar do PT ou se sentirem petistas cresceu de 29% em abril de 2019 para 41%.
Na percepção popular, a vitória de Lula é uma realidade cada vez mais próxima. Para uma maioria de 51% dos eleitores, Lula deve ganhar a eleição.
A pesquisa divulgou três cenários de segundo turno. Em todos, Lula vence tranquilamente. Sua vantagem é de 28 pontos sobre Bolsonaro, 34 pontos sobre Ciro e 43% sobre Doria.
A íntegra da pesquisa pode ser baixada aqui.