Walgrene Costa Agra

Compartilhe:

Nascido em 30 de julho de 1960, em Recife, Capital de Pernambuco, no Bairro de Campo Grande, onde viveu sua infância sobre influência das bandas de bailes; “Os Bambinos” e “Moderatos”, onde tocavam “Robertinho do Recife” e “Nelo”, entre outros; WALGRENE AGRA, músico, cantor, compositor, carnavalesco e produtor cultural, faz parte da cena cultural pernambucana e nordestina, desde a década de 70, quando no início da sua adolescência foi morar em Olinda, e começou a compor pelas ruas e ladeiras de Olinda e pelos becos e casarios do Recife. Participou de diversos movimentos sócios culturais, tais como: “PROJETO MURAL” (Centro de Cultura Luiz Freire – Olinda), na companhia de diversos artistas contemporâneos, entre eles: Lula Côrtes, Lenine, Kátia de França, Zé Rocha, Lula Queiroga, Tito Lívio, Dom Tronxo, Bráulio Tavares, Fubá da Paraíba, Almir Oliveira, Chico Naziazeno, Ivinho, Sinay Pessoa e Ednaldo Lima.

No ano de 1979 funda o grupo “SOBRE-VIVENTES” (Rommel Pontes-bateria, Charles Brawn-contra baixo, Zé Rosa-guitarra solo, Alancol-guitarra base, Ricardo Thor-percussão, Walgrene Agra-violão e voz) com o qual participou de várias edições do “FESTIVAL DE INVERNO DA UNICAP”.




Ainda com o grupo “SOBRE-VIVENTES”, participou de vários eventos, tais como: “PRIMEIRO GRITO DE LIBERDADE MUSICAL DE OLINDA”, “OLINDA BALANÇA O CORÊTO” , (ambos na Praça da Preguiça em Olinda), ‘FESTIVAL SILVA JUNIOR” (Goiana-PE), ”CANOA EM CANTO” (Canoa Quebrada-CE), o sexto lugar no “PERNAMBUCO CHORO & CANTO” (Recife-PE), o quinto na categoria frevo-canção no “VIII RECIFREVO” (Recife-PE), o segundo e quinto lugares e melhor intérprete no “PRIMEIRO FESTIVAL DE MPB DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO”

Depois, formou o “SWING PROMÍSCUO” com: (Ricardo Marques-Guitarra Solo, Ricardo Candido-Baixo, Franklin Moura-Bateria e ele na Guitarra Base e Voz) ,que em 1989, participou do “Festival Gaibu um Poema da Natureza – Concurso da Garota Gaibu Bumbum”, isso e muito mais, credenciam o artista pernambucano que atuou durante anos em vários shows nos Focos de Animação do Carnaval de Olinda e Grande Recife.

Em 1989, torna-se carnavalesco fundador e Presidente do Troço Carnavalesco Místico Anárquico Erótico & Ereto “O Bicho de Pé”!

Compositor de diversos gêneros, Walgrene Agra, nos apresenta em seus frevos, maracatus, sambas, cirandas, cocos, sambas de coco, torés, bossas, canções, baladas, funks, blues e rock and roll, um estilo versátil, pessoal e envolvente, fundindo ritmos com pegadas que nos faz enxergar a música e seu caminho. Parceiro de Lula Côrtes, Tito Lívio, Ednaldo Lima, Maestro Formiga, G.G., Nilton Junior (Pandeiro do Mestre),Thiago Lasserre, entre outros.

Como Produtor Cultural aprovou no FUNCULTURA 2011 (CD Conjunto Regional Samba Matuto), em 2012 (PEBA-Transmutações dos Corpos Brincantes de Pernambuco a Bahia) e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social – IDS, aprovou também no FUNCULTURA 2011 (Canta Boa Vista Música & Poesia) .

Desde 2013, faz parte do núcleo de produção e atua como diretor musical e músico do Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel, participando dos espetáculos “Do Moço e Do Bêbado Luna e PÓLO MARGINAL – Opereta de Rua”, participando também de alguns festivais e projetos: III e IV Aldeia Yapoatan – Mostra de Artes em Jaboatão dos Guararapes – SESC/PE, Palco Giratório/Recife – SESC/PE, PÓLO MARGINAL – Opereta de Rua – Circulação Estadual, incentivo FUNCULTURA.

Em 2016/2017 participou como músico e ator no filme “Sobre o Esquecimento”.

Em 2018 representando Pernambuco com o Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel, na direção musical do espetáculo Pólo Marginal Opereta de Rua, de Marcopolo Guimarães, com direção de Rodrigo Torres, foi a São Paulo no final de novembro para e começo de dezembro no 11º Festival de Teatro de Rua de São Paulo, no Buraco do Oráculo em São Miguel Paulista.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias