Xeque: Estadão promove Fake, PGR não investiga Gleisi Hoffmann

Compartilhe:

Por , publicado em Jornal GGN – 

“Não há uma investigação formal em curso”, disse PGR ao GGN

 A Procuradoria-Geral da República não está investigando, nem abriu investigação sobre as declarações concedidas pela senadora Gleisi Hoffmann (PR-PR) à TV Al-Jazeera. A manchete criada pela coluna de Andreza Matais, do Estadão, e repercutida em efeito “cascata” por diversos veículos é uma “barriga” em jargão do jornalismo, ou popularmente “Fake News”.

O título da publicação diz: “PGR abre investigação sobre vídeo de Gleisi para TV Al-Jazira”. E a mentira se alastrou.




Mas qual é a verdade sobre a notícia? O GGN contatou a PGR, que informou que não abriu investigação contra a senadora, mas apenas instaurou uma Notícia de Fato para analisar todas as representações com todos os pedidos de investigação.

Desde que a parlamentar concedeu a declaração à TV Al Jazeera, diversas pessoas protocolaram esses pedidos de investigação. O que a PGR precisa fazer, independente do resultado, é analisar, antes, se vai começar a investigar ou não o caso.

“A notícia de fato é um procedimento prévio apenas para colher informações preliminares e deliberar sobre uma eventual instauração de procedimento investigatório. Então não há uma investigação formal em curso”, confirmou a PGR ao GGN.

“PGR abre investigação sobre vídeo de Gleisi para TV Al Jazeera”, repetiu IstoÉ. “PGR abre investigação sobre polêmico vídeo de Gleisi em defesa de Lula para a TV Al-Jazeera”, aumentou Infomoney. A rádio Jovem Pan chegou a fazer um debate especial com o mesmo título. “PGR abre investigação sobre vídeo de Gleisi à rede Al Jazeera”, deu a Metrópoles.
JC Online já deu o veredito aparentemente inquestionável para o futuro: “PGR irá investigar vídeo de Gleisi Hoffman para TV Al-Jazeera”. “URGENTE: PGR abre investigação sobre vídeo de Gleisi para TV Al Jazeera”, alarmou o Diário Nacional. “PGR abre investigação sobre vídeo de Gleisi para TV Al-Jazeera”, deu o Metro1. E assim por diante.
O primeiro fenômeno é chamado “Fake News”, como já vimos aqui na Agência Xeque. O segundo é consequência do primeiro, piorando o estrago, e é chamado no jornalismo como efeito “cascata”, que é repercutir a barrigada, sem apuração. Xeque.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias