Por Patricia Faermann, publicado em Jornal GGN –
“Não há uma investigação formal em curso”, disse PGR ao GGN
A Procuradoria-Geral da República não está investigando, nem abriu investigação sobre as declarações concedidas pela senadora Gleisi Hoffmann (PR-PR) à TV Al-Jazeera. A manchete criada pela coluna de Andreza Matais, do Estadão, e repercutida em efeito “cascata” por diversos veículos é uma “barriga” em jargão do jornalismo, ou popularmente “Fake News”.
O título da publicação diz: “PGR abre investigação sobre vídeo de Gleisi para TV Al-Jazira”. E a mentira se alastrou.
Mas qual é a verdade sobre a notícia? O GGN contatou a PGR, que informou que não abriu investigação contra a senadora, mas apenas instaurou uma Notícia de Fato para analisar todas as representações com todos os pedidos de investigação.
Desde que a parlamentar concedeu a declaração à TV Al Jazeera, diversas pessoas protocolaram esses pedidos de investigação. O que a PGR precisa fazer, independente do resultado, é analisar, antes, se vai começar a investigar ou não o caso.
“A notícia de fato é um procedimento prévio apenas para colher informações preliminares e deliberar sobre uma eventual instauração de procedimento investigatório. Então não há uma investigação formal em curso”, confirmou a PGR ao GGN.