Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Sarau Delivery traz Ana do Chorinho vindo de “Paraquedista”, de José Leocádio, que foi membro fundador da Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo.
Quem nos dera “descer de paraquedas” num domingão de sol da Praça São Salvador(RJ) e assistir ao “Arruma o Coreto”, comandado pela Ana do Chorinho.
Mas, com a pandemia, esse sonho continua como um sonho, mas vai se concretizar assim que haja vacina para todos, com a pressão do povo sobre aquele “paraquedista” que caiu no Planalto.
Vamos de “Paraquedista”, de José Leocádio, com Ana do Chorinho
Ana Caetano, na flauta, informa que a base é de Rafael Meira e avisa: “A mudança de tom foi feita por mim”. Edição: Rodrigo Caetano
Jorge Veiga canta “Paraquedista” (José Leocádio)
Carmina Juarez canta “Paraquedista” (José Leocádio)
José Leocádio no Dicionário Cravo Albin
Em 1937, ingressou na Orquestra Tabajara de Severino Araújo, participando da primeira formação dessa importante orquestra brasileira, com a qual fez dezenas de apresentações além de gravação de discos. Em 1946, seu choro “Paraquedista” foi lançado pela Orquestra Tabajara em gravação Continental, em versão instrumental com destaque para seu solo de trombone em conjunto com o sax-tenor de Zé Bodega. Esse choro tornou-se seu grande êxito como compositor, sendo regravado no mesmo ano por Jorge Veiga.
Veja mais aqui:
https://dicionariompb.com.br/jose-leocadio/dados-artisticos
Em razão do dia do Choro, 23 de abril (data de nascimento de Pixinguinha) foi promovida a live “Choro Carioca: Patrimônio e Sociabilidade nos Subúrbios.”
Ana do Chorinho participou, contando a história da roda de choro Arruma o Coreto.
Sinopse da live: “A centenária história do Choro se forjou numa relação intrínseca com a cidade. Porém, será que esse autêntico gênero musical e patrimônio imaterial possui o devido reconhecimento? Que relações podemos estabelecer entrei a história do Chorinho e os subúrbios cariocas?
Desta conversa, participam:
ABEL LUIZ: também conhecido como Sivuquinha nas rodas de samba e choro. Violonista e cavaquinista, compositor, arranjador e coordenador musical dos blocos “Loucura Suburbana”e “Eu sou eu, jacaré é bicho d’água”;
ANA CAETANO: flautista e criadora da roda de choro “Arruma o Coreto” registrada como bem imaterial da cidade;
LUIZ CARLOS NUNUKA: presidente do Instituto Cultural 100% Suburbano, promotor da famosa roda de choro da Praça Ramos Figueira, em Olaria. Produtor cultural também responsável pela realização do Trem do Choro”
Assista aqui:
O Sarau Delivery, via Ana do Chorinho, tem trazido muito Pixinguinha.
Vejam alguns posts:
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz diariamente homenagens a artistas ou apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!