Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, homenageia Pixinguinha no Dia do Choro, com Ana do Chorinho e Pedro Amorim

Compartilhe:

Por Washington Luiz dee Araújo, jornalista, Bem blogado

O Sarau Delivery, Bem Blogado, comemora neste 23 de abril os 123 anos de Pixinguinha e, por conseqüência, o Dia do Choro. Esta data é comemorada todos os anos em razão da vinda a este mundo, para dele não sair mais, de Alfredo da Rocha Vianna Filho, Pixinguinha.

Ana Caetano, a flautista Ana do Chorinho, da roda de choro “Arruma o Coreto”, Praça São Salvador (RJ), e o bandolinista, compositor e cantor Pedro Amorim fazem as honras da casa. Ana toca “Carinhoso” e Pedro fica com “Sensível”. Ah, e hoje é também o dia do santo guerreiro, São Jorge. Portanto, Salve Jorge! Salve Pixinguinha! Salve o Dia do Choro!

Pixinguinha, além de músicas monumentais, também colecionava história em seu cotidiano. Como estamos em quarentena, devido à pandemia de coronavírus, vamos lembrar aqui uma passagem do mestre numa internação hospitalar.




Em 1971, sua companheira, Dona Betina, foi internada e dois dias depois, com problemas cardíacos, Pixinguinha foi colocado no mesmo hospital.

Para não preocupar a esposa, Pixinguinha omitiu sua internação. Não só omitiu como todos os dias, às 15 horas, trocava seu pijama de paciente hospitalizado pela melhor roupa que possuía e seguia para o quarto de Dona Betina, para visitá-la, sem esquecer de um renovado buquê de flores. O filho, Alfredinho, era cúmplice na romântica farsa.

O que nos ensina Pixinguinha? Que mesmo recolhidos podemos colocar a criatividade em prática e sermos românticos com as pessoas que amamos.

Infelizmente, a esposa faleceu em 1972 e, triste, Pixinguinha se foi um ano depois, num dia de carnaval. O mestre da música se despediu aos 75 anos durante uma missa de batizado, onde seria padrinho, na Igreja Nossa Senhora da Paz.

 

Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

Vamos nos informar sobre o mal que apavora o mundo para que nossos corpos não sofram, mas vamos alimentar nossas almas para que nossa saúde mental também prevaleça.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Que o seu tempo seja preenchido com arte.

 

Aqui a linha do tempo de Pixinguinha, sua biografia, com músicas do grande mestre
https://musicabrasilis.org.br/compositores/pixinguinha

Conheça mais um pouco da história de Pixinguinha
https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/blogs/pretonobranco/a-hist%C3%B3ria-de-pixinguinha-1.705358.html

Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui.

Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube.

 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias