Belo Horizonte sediará III Simpósio SOS Brasil Soberano

Compartilhe:

Depois do sucesso das duas primeiras edições, no Rio de Janeiro e em Salvador, que reuniram mais de 300 pessoas, o III Simpósio SOS Brasil Soberano acontecerá em Belo Horizonte, no dia 8 de junho, das 9h às 17h, no auditório Paulo Camillo de Oliveira Penna, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na Rua da Bahia, 1600, Centro.

Com o objetivo de promover o debate e buscar soluções para a crise institucional que o Brasil enfrenta, e coloca em risco a soberania nacional, o encontro abordará as reformas em pauta no país e suas consequências.

O evento é realizado pelo Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), do Espírito Santo (Senge-ES), do Rio de Janeiro (Senge-RJ), e pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). E conta com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas).




PROGRAMAÇÃO

9h: Mesa de abertura

Clovis Nascimento – Presidente da Fisenge

Jobson Andrade – Presidente do Crea-MG

Marcos Túlio – Senge-MG, coordenador do SOS Brasil Soberano

Marília Campos – Deputada estadual (PT)        

Raul Otávio da Silva Pereira – Presidente do Senge/MG

Exposição sobre o Projeto SOS Brasil Soberano

9h30 às 12h (Mesa 1): Soberania ou Dependência

João Pedro Stédile – Graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México. É membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do qual é também um dos fundadores. Participa das atividades da luta pela reforma agrária no País, pelo MST e pela Via Campesina. Atuou como membro da Comissão de Produtores de Uva, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul, na região de Bento Gonçalves. Assessorou a Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Rio Grande do Sul e em âmbito nacional. Trabalhou na secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Jorge Rubem Folena de Oliveira – Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ. Integrou o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda, como representante dos contribuintes, (2016). É professor de Ciência Política e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, Campus Nova Friburgo. É advogado militante, membro efetivo do Instituto dos Advogados do Brasil/IAB e diretor de Direitos Humanos da Casa da América Latina.

Clélio Campolina Diniz – Graduado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Especialización Desarollo y Planificación pelo Instituto Latinoamericano de Planificacion Económica y Social; mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas; doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela University Of Rutgers. Visiting Fellow da London School of Economics and Political Science. Ex-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e do BHTEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte; Ex-coordenador da área de economia e membro do CTC da CAPES. Ex-presidente da Câmara de Ciência Sociais Aplicadas da FAPEMIG . É professor emérito da FACE-UFMG; foi reitor da UFMG – 2010/2014 e Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (2014).

Fernando Brito – Jornalista, com passagens em O Globo, Tribuna da Imprensa e Última Hora, no final dos anos 70 e início dos 80. Assessor de Imprensa de Leonel Brizola entre 1982 e 2004, ano de sua morte. Hoje edita o Blog Tijolaço, um dos mais acessados no país, assim batizado em homenagem aos textos publicados pelo ex-governador. Escolhido o Jornalista do ano, em 2015, pelo Blog do Mello.

Coordenação – Raul Otávio da Silva Pereira – Presidente do Senge/MG

14h às 17h (Mesa 2): Trabalho, Demografia e Previdência no Brasil

Antonio Tadeu Ribeiro de Oliveira –  Graduado em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional e Doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorando no Departamento de Ecologia Humana e População da Universidade Complutense de Madri. Atualmente é Pesquisador da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Componentes da Dinâmica Demográfica, atuando principalmente em migrações internacionais, migração interna e tendência populacional.

Clemente Ganz Lúcio – Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná e formado em Edificações na Escola Técnica Federal do Paraná. É diretor técnico do Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-econômicos; membro do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e colunista do site Brasil Debate. Foi coordenador da Pastoral da Juventude de Curitiba, da Pastoral da Juventude do Paraná e atuou na Coordenação da Pastoral da Juventude da Região Sul do Brasil. Trabalhou também na Comissão de Justiça e Paz do Paraná.

Ronaldo Lessa – Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhou em obras como a reforma da Refinaria de Duque de Caxias, do terminal marítimo da Baía de Ilha Grande, do Metrô do Rio de Janeiro e da Ponte Rio-Niterói. Foi presidente da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU). Político, ex-prefeito de Maceió, ex-governador de Alagoas por dois mandatos, atualmente Deputado Federal (PDT) por este Estado.

Jô Moraes – Deputada federal eleita para o terceiro mandato por Minas Gerais (2006, 2010 e 2014) e membro do Comitê Central do PCdoB desde 1982. Integra a Comissão Executiva Nacional da legenda. Foi coordenadora da Comissão Pró-Federação de Mulheres de Minas Gerais, presidente fundadora do Movimento Popular da Mulher de Belo Horizonte, coordenadora executiva do Conselho Estadual da Mulher e primeira presidente da União Brasileira de Mulheres. Eleita vereadora de Belo Horizonte em1996 e 2000, atuou nas Comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Câmara Municipal. Em 2002 foi eleita deputada estadual, ocupando a vice-liderança do Bloco PT/PCdoB. Na Assembleia Legislativa, integrou a Comissão de Administração Pública e presidiu a Comissão para Assuntos do Mercosul.

Aloísio Lopes – Jornalista e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Atua no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação/MG, uma articulação de movimentos e entidades da sociedade civil que atuam com vistas a democratizar as comunicações no País desde 1991. Foi primeiro secretário da Fenaj – Federação Nacional de Jornalistas e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG (2002/2007).

Coordenação –  Clovis Nascimento – Presidente da Fisenge

Lidia Pena / Assessoria de Imprensa  (21)988999919/994560889

www.sosbrasilsoberano.org.br

www.sengemg.org.br

www.fisenge.org.br.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias