Campos Neto abriu offshore em paraíso fiscal, relembra Agência Pública

Compartilhe:

Campos Neto criou sua offshore em 2004, com um capital de 1,09 milhão de dólares. Caso foi investigado no Panamá Papers

Compartilhado de Jornal GGN




Roberto Campos Neto no Senado
Foto: Agência Senado

A Agência Pública relembrou no Twitter nesta semana que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – herança bolsonarista para o governo Lula – apareceu no escândalo conhecido mundialmente como Panamá Papers, que completa 7 anos em 2023.

Reportado por um consórcio internacional de jornalistas, o Panamá Papers mostrou, via Agência Pública, que o ex-ministro da Economia Paulo Guedes tinha uma offshore milionária em paraíso fiscal.

A Agência Pública ressaltou que além de Guedes, o nome de Campos Neto também aparecia na mesma investigação. A AP frisou que, ao contrário de Guedes, Campos Neto fechara a offshore em 2020.

“O ministro Paulo Guedes não é o único integrante da equipe econômica nos Pandora Papers. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também consta nos documentos como dono da Cor Assets S.A., uma offshore no Panamá, outro paraíso fiscal, situado na América Central. Campos Neto criou sua offshore em 2004, com um capital de 1,09 milhão de dólares – 3,3 milhões de reais à época, que, se fossem repatriados hoje, equivaleriam a 5,8 milhões de reais – e continuava como controlador quando assumiu o posto no governo em fevereiro de 2019. À diferença de Guedes, ele fechou sua offshore em outubro do ano passado. Ainda assim, durante os 21 meses em que presidiu o BC na condição de dono da Cor Assets, Campos Neto poderia ser enquadrado no artigo 5º do Código de Conduta.”

A reportagem resgatada agora no Twitter da Agência Pública foi originalmente publicada em 2021. Confira aqui.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias