Carrocinha para humanos: o PSL pediu ao Supremo que autorize polícia a recolher crianças e adolescentes pobres das ruas

Compartilhe:

Por Joaquim de Carvalho  publicado em DCM

O Partido de Jair Bolsonaro, o PSL, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 2005.

Criança como esta poderia ser recolhidau

Bolsonaro ainda não estava lá, mas o PSL já mostrava que é um partido em permanente conflito com os avanços civilizatórios.

Se essa ação for deferida pelo STF, o recolhimento compulsório de crianças e adolescentes pobres será autorizado.

Mais ou menos o que quer o Shopping Higienópolis, de São Paulo, para tirar de circulação de seus corredores crianças e adolescentes que o centro de compras entende como indesejáveis.




Em São Paulo, a juíza Mônica Gonzaga Arnoni negou essa pretensão do shopping, numa sentença dura, em que ela comparou o pedido do shopping ao segregacionismo racista que era oficializado nos Estados Unidos até o final dos anos 60.

“A simples presença física do outro que não é igual ou não segue o ideal de normalidade que se convencionou para o referido shopping center não legitima o pedido de autorização para apreensão de crianças e adolescentes, chamadas repetidamente pelo requerente de ‘em situação de rua’, indicando, quiçá, atitude discriminatória e ilegal”, escreveu a magistrada.

Em vez de querer prender as crianças e adolescentes pobres, a juíza sugeriu ao shopping que invista uma pequena parte de seus lucros na promoção social, em integração ou não com o poder público.

“O shopping center requerente apresenta capacidade econômica e jurídica suficiente para, junto aos tantos agentes da rede protetiva, buscar auxiliar a vulnerável comunidade local”, afirmou.

Mas, se ação do PSL for bem sucedida, pessoas que pensam como a juíza serão derrotadas. Os seguranças poderão entregar menores a policiais ou chamá-los para que façam o recolhimento compulsório.

“O PSL quer que seja instituída a ‘detenção de menores para averiguação’, mesmo que não sejam suspeitos de crimes, prática esta proibida inclusive para adultos, com base nos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. Podem ser instituídas verdadeiras ‘carrocinhas de menores’”, alertou o advogado Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos de São Paulo

“Práticas como as pretendidas pelo Shopping Higienópolis, de um salvo conduto para os seguranças prenderem crianças e adolescentes, por estarem desacompanhadas ou em situação de rua, poderão se tornar corriqueiras e legalizadas, no caso da ação ser aceita pelo STF”, acrescentou.

A ação do PSL começou a tramitar com o ministro Cézar Peluso, há catorze anos. Ele já se aposentou e o processo seguiu.

Hoje a ação está nas mãos do ministro Gilmar Mendes, que se tornou relator.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias