Equipe do ‘CQC’ é impedida de participar de coletiva da Samarco Mineradora

Compartilhe:

Por Nathália Carvalho, no Portal Comunique-se – 

dip-juliano-cqc

Mesmo com credenciamento, o ‘CQC’ não pode participar da coletiva de imprensa realizada pela Samarco Mineradora, empresa responsável pelas duas barragens de rejeitos que romperam neste mês no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). O repórter Juliano Dip foi informado, na ocasião, que não poderia participar do encontro.




Dip conversou com a reportagem do Portal Comunique-se e explicou com detalhes o que aconteceu. Segundo conta, estava tudo certo com o credenciamento até que um dos assessores de imprensa da Samarco pediu para conversar com ele. “Estava dentro do ônibus que levaria todos os jornalistas até o local da coletiva. Ele me pediu para descer e eu percebi que a intenção era nos proibir de seguir com o grupo”. Com isso, o profissional da Band se recusou a sair do veículo e o assessor revelou, então, que não poderia liberar a entrada da equipe na coletiva.

A situação fez com que a comunicação da Samarco começasse a criar impedimentos, já que Dip não iria deixar o ônibus. “Pediram para todos deixarem aquele veículo e migrarem para outro. Eu fui junto, mesmo impedido. Só que chegou uma hora que precisava passar pela portaria do local e cinco seguranças não me deixaram seguir”. Nesse momento, o jornalista Paul Kiernan, do Wall Strett Jornal, filmou a situação e postou vídeo em sua conta do Twitter. “#Samarco tenta impedir jornalistas da TV Bandeirantes de participarem de coletiva sobre desastre. $VALE $BHP”, escreveu no post.

O caso atrasou a coletiva de imprensa e, segundo o repórter do ‘CQC’, causou revolta nos colegas que estavam no local. Cerca de 40 profissionais participaram da coletiva, inclusive a equipe da Band local. “O problema era exclusivamente com o ‘CQC’. A Samarco estava com medo das nossas perguntas”.

A Samarco ainda não se pronunciou sobre a situação. A coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem contou com a participação do CEO da BHP Billiton, Andrew Mackenzie, do diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, e do diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi. O vídeo com a íntegra do evento foi disponibilizado na página do @bemblogado, no Twitter.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias