Já são cinco os casos de mães com bebê agredidas por uso de vermelho

Compartilhe:

Por Alceu Luís Castilho, publicado no Blog do Alceu Castilho – 

Em SP, uma mãe recebeu uma pedrada, na altura da criança; outra foi acuada em um supermercado; no Rio, motoqueiro disse que ia dar um tiro na mãe e na bebê

São Paulo teve na semana passada dois casos em que as mães estavam vestidas de vermelho, com bebê no colo, e mesmo assim foram agredidas. Uma delas foi acuada. Outra viu uma pedra ser atirada na altura da criança. No Rio, mais um caso envolvendo a ira criminosa de fascistas. A diferença é que o próprio bebê era quem estava vestido de vermelho.

bebê-Rio
Macacão da Minnie: motivo para agressão no Rio (Arquivo: Monique Ranauro)

Dois desses casos foram relatados pela imprensa, mas isoladamente. Um pelo portal R7, outro pelo blog do Luis Nassif. Não se tornaram um tema nacional. O caso da blogueira Rafaela Freitas, em São Paulo, ainda não foi divulgado. Vejamos seu relato:




– Quinta feira,por volta das 13 horas, fui levar meu filho de 3 anos na escola, no Butantã, como de costume. Por acaso eu estava usando uma blusa vermelha. Ao parar no farol ouvi xingamentos, buzinadas e me jogaram uma pedra que pegou na minha perna, na altura da cabeça do meu filho de 3 anos. Assustador, triste e lamentável. A pedra machucou minha perna mas poderia ter acertado meu filho.

Na quarta-feira, foi a vez da blogueira Matê da Luz testemunhar o refúgio de uma mãe com bebê um supermercado. Também em São Paulo. Conforme seu relato reproduzido pelo site do Luis Nassif, ela estava na fila quando a mãe entrou com um bebê de colo:

– Vestia uma camiseta vermelha. O bebê chorava muito. Ela pediu abrigo ao segurança do mercado: “Moço, estou sendo praticamente apedrejada na rua, estou com medo por causa do nenê’”. A moça atrás de Matê decidiu dar sua opinião: “Claro, né, ela é louca, petista andando pela rua com nenê de colo, tá pedindo pra apanhar”.

O terceiro caso ocorreu no Rio, na sexta-feira. Foi relatado pelo portal R7: De roupinha vermelha, bebê e mãe sofrem agressão: “Disse que ia me dar um tiro”. Aconteceu com a fotógrafa Monique Ranauro, de 29 anos, que saiu de casa para comprar comida. A filha de cinco meses estava com um macacãozinho vermelho da personagem Minnie, da Disney. Dormia:

– Achei que fosse um assalto. O homem se aproximou de nós com a moto e, sem tirar o capacete, me chamou de puta. Disse que se eu não fosse pra casa ele iria dar tiro em mim e na minha filha. Saí apressada, trêmula, ouvindo ele me chamar de desgraçada por vestir a criança de vermelho.

Com medo, Monique pressionou a criança no peito. Como ela estava com um colar, o bebê ficou com um pequeno machucado na testa. Ao relatar o caso nas redes sociais, foi ameaçada e criticada. “Senti um medo absurdo e ainda sinto. Meu marido e eu estamos preocupados, com medo. Mas nós não fizemos absolutamente nada. Estamos vivendo numa sociedade que distorce o certo e o coloca como o errado”.

Esses são três casos conhecidos envolvendo bebês. No Rio, sobrou também para uma cachorrinha, de acordo com o colunista Ancelmo Gois, de O Globo: Cachorrinha é chamada de petista e hostilizada por estar com… lencinho vermelho.

Este é o relato do jornalista:

– Quinta, um dia antes das manifestações pró-Lula e Dilma, uma carioca levou esta cachorrinha vira-lata com um lencinho vermelho no pescoço, na pracinha do Bairro Peixoto, no Rio. Foi hostilizada aos gritos de petralha.

MAIS DOIS CASOS

Após o fechamento do texto, inicialmente com três relatos, fiquei sabendo de mais dois casos envolvendo mães com bebês, ambos em São Paulo. Como aguardo autorização para divulgar o nome de uma das vítimas, um dos relatos segue, por enquanto, de forma anônima.

É o relato da mãe de uma vítima, publicado no Facebook:

– Minha filha vinha vindo para minha casa, moramos a um quarteirão de distância, com uma camiseta vermelha, empurrando o carrinho com minha neta de 2 anos. Foi xingada e ameaçada. Chegou aqui tremendo. Se não estivesse com a bebê, poderia correr. Mas estava indefesa. São covardes, por isso agridem mães com bebês.

A professora Dani Takara, moradora da Santa Cecília, divulgou sua história na sexta-feira:

– Saí pra comprar almoço. Tô com um vestido azul com bolinhas brancas, uma fofura. Resolvi ir com o meu Wrap dryfit porque faz tempo que eu não uso e queria ver como estava a sustentação dele com a Nina, agora que ela tem quase 8 quilos. Quando eu tava saindo do restaurante, ouvi lá de dentro (pasmem!) uma voz de ômi dizendo: “Conselho tutelar devia tirar teu filho de você, petista vagabunda!”. Olhei ao redor e pensei: “Nossa, pra quem esse idiota falou isso?” Foi então que percebi que meu Wrap é vermelho…

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias