Jorge Araújo: 40 anos da pomba branca da anistia na Praça da Sé

Compartilhe:

em seu Blog – 

Não sei qual é o tempo de vida de uma pomba.

Mas essa da foto aí acima foi imortalizada, há exatos 40 anos, pelo fotógrafo Jorge Araújo, enquanto o Congresso Nacional votava a lei da Anistia.

Na noite de 21 de agosto de 1979, às 21h23, na praça da Sé, durante um comício em defesa da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, munido de uma câmera Nikon F-2, com objetiva 24 milímetros e filme Kodak 400, que seria revelado quatro vezes, o fotógrafo da Folha foi o único a ver e capturar, pousada sobre uma faixa da campanha, a pomba branca olhando para a multidão.




Foi no fotograma 23, ele lembra bem, “que eu construí o meu primeiro discurso em silêncio”.

A edição já estava fechada quando ele apareceu com a foto na redação.

Odon Pereira, então o secretário de redação, parou tudo para mudar a primeira página e abrir espaço para a “pomba da anistia”.

Três dias depois, nascia Filipe, o filho mais velho de Jorge Araújo, hoje também fotojornalista.

O que fica da vida de um jornalista são as histórias que temos para contar com textos ou imagens.

Jorge Araújo tem muitas pra lembrar, mas essa marcou para sempre sua vitoriosa e premiada carreira, porque foi o retrato de um divisor de águas entre a ditadura e a redemocratização do país.

Ao lado de outro veterano daquela época, o fotógrafo e editor Helio Campos Mello, revivemos aquele momento nesta quarta-feira, durante nosso almoço mensal na feijoada do Sujinho.

Jamais poderíamos imaginar, naquele dia, há 40 anos, que o Brasil viveria de novo uma guerra entre a civilização e a barbárie.

Hoje trabalhamos outra vez juntos fazendo reportagens para a Folha mas, em lugar da pomba branca, bandos de urubus sobrevoam a pátria amada, ameaçando nossa jovem democracia.

Uma das poucas vantagens de ficar velho nesta profissão é ter a memória das tragédias passadas para que elas não se repitam nunca mais.

Jorge Araújo à esquerda, Hélio Campos Mello e Ricardo Kotscho no restaurante Sujinho

Vida que segue.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias