Novo ataque judicial da IURD ao jornalismo merece repúdio. Todo apoio ao repórter Gilberto Nascimento e ao jornal The Intercept!

Compartilhe:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) acompanha com grande atenção o inquérito policial determinado pela 4ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, a pedido da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a propósito de reportagem do jornalista Gilberto Nascimento publicada pelo jornal The Intercept em 20 de julho de 2022, intitulada “Igreja Bilionária”.

Compartilhado do site do SJSP




A reportagem baseia-se em documentação do Ministério Público Estadual (MPE-SP) e em entrevista concedida por um empresário ligado à IURD, condenado pela justiça estadual, por lavagem de dinheiro e outros crimes, a penas que somam mais de setenta anos de detenção (que ele cumpre no presídio de Taubaté).

Segundo investigação do MPE-SP, em apenas quatro anos e meio, entre janeiro de 2011 e julho de 2015, a IURD recebeu doações bancárias num montante de R$ 33 bilhões (em valores de hoje, R$ 42 bilhões).

A IURD alega quebra de sigilo em processo que envolvia o empresário condenado, mas não contesta os dados publicados. O objetivo da igreja é que o jornalista revele suas fontes, o que é inadmissível.

Os advogados da igreja e seus dirigentes, como Edir Macedo, sabem perfeitamente que o sigilo da fonte é garantido pela Constituição Federal (artigo 5o, inciso XIV) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que, portanto, não cabe pressionar nem o jornalista, nem o jornal.

Trata-se, portanto, de litigância de má fé e lawfare praticados pela IURD contra Gilberto Nascimento, profissional admirável conhecido pela seriedade com que atua e que já recebeu diversos prêmios por seu trabalho.

A verdade é que Gilberto Nascimento tem publicado importantes reportagens sobre a IURD, e até um livro a respeito, em trabalho de apuração pautado exclusivamente no interesse público.

Ao tomar medidas judiciais contra ele e contra The Intercept, a igreja procura intimidá-los e cercear a liberdade de investigação jornalística. A atitude da IURD representa um ataque frontal ao jornalismo, e como tal será tratada por nós.

O SJSP faz questão de solidarizar-se e de prestar apoio integral ao colega Gilberto Nascimento e ao jornal The Intercept.  

O SJSP repelirá toda e qualquer tentativa de censurar ou amordaçar o trabalho profissional da nossa categoria, parta de onde vier.


São Paulo, 6 de abril de 2023
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias