“Os americanos não são Trump. Os brasileiros não são Bolsonaro”, diz historiadora dos EUA

Compartilhe:

Por Kennedy Alencar em seu Blog – 

Patricia Acerbi, da Universidade George Washinton, dá entrevista à CBN

Em entrevista à CBN, Patrícia Acerbi, professora de História Latino-Americana da Universidade da George Washinton, diz que Bolsonaro não representa os brasileiros assim como Trump não representa os americanos.




“Os americanos não são Trump. Os brasileiros não são Bolsonaro”, afirma, no contexto dos danos que a forma como Bolsonaro lida com a pandemia causa aos brasileiros e à imagem internacional do país. Segundo ela, a decisão de cancelar voos do Brasil para os EUA tem uma dimensão sanitária.

Para Acerbi, que dá aulas de história do Brasil em Washington, se o democrata Joe Biden vencer a eleição americana em 3 de novembro deste ano, Bolsonaro não será reeleito em 2022. Ela vê reflexos no planeta todo caso Trump seja derrotado. “O populista autoritário pode não vencer de novo.”

Bolsonaro e Trump são presidentes que não querem ver a realidade. Ela avalia que Trump deverá perder a reeleição por causa das respostas à pandemia e aos protestos contra o racismo estrutural do país. “Vejo risco de golpe no Brasil”, disse a professora, “porque os militares têm poder político agora”.

Segundo Patricia Acerbi, a onda de manifestações nos EUA mostra que a sociedade americana ainda tem “negócios a acertar” em termos de relações raciais, igualdade, direito e justiça. Ela vê conexão entre os atuais protestos e a luta pelos direitos civis nos anos 60.

Indagada sobre como definiria resumidamente o Brasil, Patrícia Acerbi respondeu: “O Brasil é um lugar com muitas oportunidades, com uma experiência histórica que faz com que essas oportunidades sejam poderosas para o país ser um líder na região e no mundo. Uma experiência muito importante para liderar o futuro”.

Ouça a íntegra da entrevista:

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias