Quem controla a Internet?

Compartilhe:

Por Sérgio Mesquita – 

crime online

Há tempos venho levantando questões sobre o poder da Internet. Em uma redação sobre o tema, escrevi que ninguém sabe a força real desse meio de comunicação e informação. Um chinês põe a alma em leilão e o subcomandante Marcos impede um massacre pelo exército mexicano com seu laptop nas montanhas de Chiapas. Duas ações distintas utilizando a mesma ferramenta.
Mas a dinâmica da rede também pode ser utilizada em favor de interesses pessoais ou de grupos econômicos/políticos. Assistimos a isso agora com o ataque à Coreia do Norte, quando a isolaram do mundo ao bloquearem seu acesso à rede. Agora não se tem mais dúvidas quanto ao poder de quem tem o conhecimento e os equipamentos para tal exercício. Ou seja: basta, literalmente, desligar o interruptor.
Essa discussão é alvo de intervenções minhas desde os tempos “das privatarias” do FHC e seus cúmplices. Em especial quando integrou todo o nosso sistema de comunicação ao mexicano Carlos Slim. Todos os nossos dados bancários, de segurança, ou simples recados de amor, nas mãos de estrangeiros que, se chateados ou incentivados por interesses econômicos, como a água ou o pré-sal, nos tiram da rede. O que fazer? Perguntem ao FHC.
Ora, o Brasil ganhou notoriedade mundial por conta da aprovação, um tanto quanto esquartejada, do Marco Civil da Internet, que, mesmo levando-se em consideração a falta de alguns pedaços, ainda é uma grande Lei e exemplo a ser seguido. Assim, o que aconteceu na Coreia (link ao final do texto) estava “previsto” na Lei, como proposta para amenizar o problema. Contudo, com o esquartejamento, promovido a serviço das Telcos (empresas de telecomunicação como Vivo, TIM, Claro – do Slim e outras) por Eduardo Cunha, essa cautela foi cortada. No texto original, existiam exigências de que os provedores da rede tivessem seus servidores e storages em solo nacional, numa tentativa de “amenizar” a espionagem estadunidense, tão ignorada por nossa mídia servil.
Eduardo Cunha venceu a batalha com apoio de seus pares no Congresso e, logo após, por conta da espionagem estadunidense, França e Alemanha anunciaram estudos para internalizar na Europa os seus servidores de Internet, a fim de dar mais trabalho ao serviço de segurança dos EUA, o National Security Agency (NSA), com o intuito de tornar mais difícil o acesso os dados europeus. Todo o tráfego da rede mundial passa pelos EUA, e eles, “democraticamente”, detêm o poder de acessar nossos bilhetinhos eletrônicos com ou sem nossa permissão.
Escrevo isso devido à única discordância minha em relação ao texto, quando diz que “pode acabar fortalecendo a tendência à balcanização do universo digital com a criação de redes nacionais independentes. Trata-se de uma ideia alimentada por regimes autoritários em várias partes do mundo, porque lhes permite controlar o fluxo interno de mensagens entre usuários da internet”. Discordo porque a conta vai somente para os estados autoritários, quando o que testemunhamos recentemente foram países democráticos como Inglaterra e França (à época de Sarkosy), discutirem e defenderem a censura na rede. Enquanto isso, os EUA já o fazem abertamente, espionando os seus e a nós.
A Internet foi criada a partir de necessidade militar e, como quase todos os avanços tecnológicos, acaba beneficiando uma pequeníssima parcela da sociedade civil dos países que controlam o poder imperial no mundo. O mesmo se pode dizer dos conhecimentos científicos, de onde derivam a tecnologia, que deveria estar a serviço do bem estar social, e não do econômico/político, que é o que costuma acontecer na prática. O que ocorreu com a Coreia pode nos levar à balcanização do mundo sim, como bem alerta o texto, mas também não podemos ou devemos fechar os olhos e fingir que nada acontece ou poderá acontecer conosco. O mundo da fantasia só existe nas empresas de comunicação, que, de tanto fantasiarem, trocaram a realidade pelo fantástico.
Sérgio Mesquita




http://www.observatoriodaimprensa.com.br/posts/view/o_ciber_ataque_a_coreia_do_norte_e_a_balcanizacao_da_internet

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias