Recessão em São Paulo supera a do Brasil e preocupa Alckmin

Compartilhe:

Publicado na Revista Brasileiros

Retração econômica bateu em 4% em 2015, aumentando o desemprego, minguando salários e desacelerando a indústria e o varejo

Documento acendeu o alerta no gabinete do governador paulista - foto: EBC
Documento acendeu o alerta no gabinete do governador paulista – foto: EBC

Um estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) acendeu o sinal vermelho no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo. O levantamento entregue ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) revela que a recessão de 2015 no Estado superou a retração média do País no mesmo período.




De acordo com o estudo, o PIB (Produto Interno Bruto) paulista caiu 4% no ano passado, contra um encolhimento de 3,7% da economia nacional.

A Fipe acredita que São Paulo viverá pelo menos três anos de recessão, informa o jornal Folha de S.Paulo. Em 2014, o recuo foi de 2% e este ano deve bater em 2,6%. É por esse motivo que Alckmin anunciou corte de gastos, que pode se aprofundar nos próximos dias.

Indústria e varejo

A pesquisa mostra ainda que a produção industrial e as vendas no varejo não param de cair desde 2014. O resultado, é que os salários vêm minguando, causando o esfriamento da economia e a redução da arrecadação de impostos.

A expectativa da cúpula governista é que o desemprego no Estado aumente, o que pode atrapalhar a popularidade do governador e suas pretensões de chegar ao Palácio do Planalto nas eleições de 2018

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias