Saiba quem é e conheça a trajetória de Joe Biden até a presidência dos EUA

Compartilhe:

Por Luisa Fragão, compartilhado da Revista Fórum – 

Eleito senador aos 29 anos, o democrata possui uma longa trajetória na política norte-americana. Hoje, é o candidato a presidente mais votado na história dos EUA

O 46º presidente dos Estados Unidos, o democrata Joseph Robinette Biden Jr., de 77 anos, tem longa trajetória na política norte-americana. Além de vice-presidente no governo Obama, foi senador do estado de Delaware por seis mandatos consecutivos até disputar as eleições presidenciais contra Donald Trump.




Joe Biden nasceu em 1942, em Scranton, no estado da Pensilvânia. Filho de um vendedor de carros, Biden costuma exaltar suas origens e a classe trabalhadora em comícios. “As famílias trabalhadoras precisam de alguém a seu lado… Porque certamente não têm ninguém a seu lado com este presidente [Trump]”, afirmou durante Convenção Nacional Democrata.

Formado em Direito, o democrata iniciou cedo sua carreira política. Aos 29 anos, em 1972, ele foi eleito senador em Delaware, um dos mais jovens senadores da história norte-americana. A comemoração, no entanto, durou pouco. Um mês depois, Biden perdeu sua primeira esposa, Neilia Hunter, e sua filha de um ano em um acidente de carro quando saíram para comprar uma árvore de Natal.

Além das mortes, seus outros dois filhos, Beau e Hunter, ficaram gravemente feridos. Na cerimônia de posse como senador, Biden fez seu juramento em um hospital, ao lado do leito das duas crianças. O filho mais velho, Beau, tentou ingressar na política, mas acabou morrendo de câncer em 2015.

Essa não é a primeira vez que Joe disputa a presidência. Em 1988 e em 2008, o democrata fracassou ao tentar se candidatar. Na primeira tentativa, desistiu após descobrir dois aneurismas cerebrais severos e precisou ser operado. De qualquer forma, as tentativas compensaram em 2020, quando se tornou o candidato a presidente mais votado na história dos EUA, ultrapassando até mesmo o resultado de Obama em 2008.

Algumas escolhas de Biden ao longo de sua carreira, no entanto, provocaram críticas entre democratas. Em 1994, por exemplo, ele foi criticado por ter auxiliado na redação de uma lei que teria provocado um aumento na prisão de negros ao instituir o “controle de crimes violentos”. O democrata reconheceu recentemente que errou na elaboração da norma. Além disso, Biden votou a favor da guerra imperialista no Iraque, que matou cerca de meio milhão e civis iraquianos.

Como vice de Obama, Biden também tem destaques. Ele atuou na aprovação do estímulo fiscal de 2009, após a crise imobiliária de 2008. Além disso, atuou para conter a crise de orçamento de 2013, negociando com os republicanos.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias