Sarau Delivery, a arte na quarentena, entra em campo para comemorar o aniversário do Prezado Amigo Afonsinho

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado, que traz como medalha no peito a honraria de ser amigo do Afonsinho – 

Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, homenageia o craque dos campos e da vida Afonsinho, que completa hoje 73 anos.

Pois é, prezado amigo Afonso Celso Garcia Reis, a gente continua aqui mesmo, tentando aperfeiçoar o imperfeito, dando um toque, dando um jeito. E o imperfeito, meu amigo, você sabe, está em campo. Mesmo neste macabro campeonato da pandemia, está metendo a mão na bola, dando porrada a torto e a direito, com o juiz engolindo o apito.




Sabemos da sua luta, prezado amigo, contra o autoritarismo, da sua peitada nos reacionários, do seu pioneirismo pela “reforma agrária” do passe livre no futebol. Mas, vou lhe dizer uma coisa, mesmo com o jogo feio e desleal, temos o que comemorar.

Comemoramos figuras maravilhosas como você. Sabemos que marcar um gol nesta partida não tá fácil, meu irmão. Mas assistimos e aplaudimos o seu exemplo de dignidade, vendo você fazer golaços, furando a retranca inimiga, vencendo a grosseria com um sorriso no rosto e atitudes humanistas de alma libertadora.

Parabéns pelo 7.3, meu amigo. Você sempre mostrou que o jogo limpo, leal, é o que vale. E Salve Gilberto Gil, que teve a sensibilidade de escrever o hino “Meio de Campo” para este nosso craque de sempre, que é você.

Veja neste vídeo do Museu da Pelada, do companheiro de campo e camisa da solidariedade,  Sérgio Pugliese, o reencontro de Afonsinho com Gilberto Gil, em 2019, e veja o baiano cantando o hino tão merecido, escrito por ele.

Entrevista: Sergio Pugliese e Mauro Sta. Cecília. Texto: Mauro Sta. Cecília. Fotos: Marcelo Tabach. Vídeo: Daniel Planel e Guillermo Planel

Afonsinho, agora na quarentena, falando de futebol e solidariedade, na campanha Paquetá Sem Fome.
https://www.youtube.com/watch?v=ikQdAOO4Li0

Trailer do documentário do cineasta Lúcio Branco, “ Barba, Cabelo e Bigode”, sobre as trajetórias de Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei conceição:
https://vimeo.com/173816025

O pianista Jorge Roberto Martins, o nosso Jorginho, amigo de Afonsinho em Paquetá, toca “Meio de Campo” (“Prezado Amigo Afonsinho”). A música com a qual Gilberto Gil driblou a ditadura na época para entrar em campo e abraçar aquele que precisava mais do que nunca de um abraço, pois os trogloditas estavam na cola dele e, como se diz na pelada, na várzea, “cafungando no cangote”.
https://www.youtube.com/watch?v=U9DqIx1Zqs8

Elis Regina, “Meio de Campo”, no programa do eterno Fernando Faro, “ensaio”, improvisando “prezado Afonso Amiguinho” e brincando sobre Tostão.
https://www.youtube.com/watch?v=-XExdVd7Qpw

Veja aqui um pouco mais da história de “Afonsinho: o primeiro homem livre do futebol brasileiro”

Afonsinho: o primeiro homem livre do futebol brasileiro

Afonsinho – Album de retratos de um craque do futebol e da vida

Afonsinho – Album de retratos de um craque do futebol e da vida

 

Postagem do Bem Blogado, quando Afonsinho completou 70 anos.
https://bemblogado.com.br/site/o-prezado-amigo-afonsinho-continua-aperfeicoando-o-imperfeito-aos-70-anos/

Afonsinho fala, no Museu da Pelada, sobre o time no qual joga até hoje, o “Trem da Alegria”.
https://www.youtube.com/watch?v=jyuVbXfmLKk

 

O Sarau Delivery, do Bem Blogado, é um projeto que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, confinado para combater o coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Que o seu tempo seja preenchido com arte.

 

::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::

::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias