Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado –
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, apresenta a poesia de Capinam na música de Gereba, com Moacyr Luz fazendo algo inusitado em sua brilhante carreira de cantor, violonista e compositor: oralizando a letra da música da dupla baiana, “Nova Dança”.
E o Sarau Delivery foi de novo ao baú da dupla baiana Capinam e Gereba e encontrou mais uma obra. Ouça o grande cantor e compositor Moacyr Luz declamando e Gereba cantando “Nova Dança”.
“Nova Dança” (Gereba e Capinan)
LEVANTEI DA CAMA, VI NA PRAÇA A NOVA DANÇA
SAI DE CANA NADA NO BOLSO, TÔ SEM GRANA
MEU ESTANDARTE VERDE E AMARELO UMA BANANA
NINGUÉM
RANGA COM O GRITO DO IPIRANGA
AQUARELA JÁ DANCEI BRASILEIRA
E UM BEIJO NA BANDEIRA TAMBÉM DEI
JÁ SOLETREI A CARTILHA DA ESPERANÇA
SÓ NAO SEI SE A NOVA DANÇA VAI ACABAR
O DOIS PRÁ LÁ E NENHUM PRÁ CÁ
O DOIS PRÁ LÁ E NENHUM PRÁ CÁ
BRASILEIRO BOA GENTE DO PANDEIRO
VAMOS BATER NO SURDO ATÉ ESCUTAR
EU SEI POUCO TENHO POUCO E ISTO É TUDO
NINGUEM MUDA SE O MALANDRO FICA MUDO
NINGUEM MUDA SE O MALANDRO FICA MUDO
No baú de Gereba e Capinam tem muita coisa boa. Músicas, principalmente nascidas numa noitada em 1985 em Salvador, quando a dupla se encontrou para colocar a prosa e a poesia em dia. Desta noite, surgiram músicas de imediato interpretadas por Elizeth Cardoso (“Valsa Derradeira) e Cássia Eller (“Libido”) entre as décadas de 80 e 90.
No entanto, Gereba veio a gravar mais de vinte canções oriundas da noite criativa somente 33 anos depois, em 2018.
Nestas gravações, o músico teve a idéia de convidar grandes nomes da música, do cinema e do jornalismo para declamarem os versos que se transformaram em melodias. E assim compareceram, entre outros, Hermínio Bello de Carvalho, Moacyr Luz, Sueli Costa, Arrigo Barnabé, Chico Pinheiro e Tetê Espíndola para declamarem as letras cantadas, principalmente, por Gereba.
É um baú de preciosidades, lapidadas por Gereba que o Sarau Delivery tem apresentado periodicamente.
Veja aqui um programa completo com Moacyr Luz sobre sua roda “Samba do Trabalhador”, No Clube Renascença (RJ) com mais de 13 anos de vida pulsante.
https://www.youtube.com/watch?v=wrSamXnmSSU
Conheça aqui um pouco mais sobre Moacyr Luz, Capinam e Gereba.
Moacyr Luz: Seu avô foi clarinetista da Banda do Corpo de Bombeiros. Iniciou seus estudos de violão aos 15 anos de idade, com os professores Carlos e Hélio Delmiro.
http://dicionariompb.com.br/moacyr-luz
José Carlos Capinam: Letrista. Poeta. Escritor. Publicitário. Jornalista. Médico. Filho de Osmundo Capinan e Judite Bahiana Capinan com mais 12 irmãos. Começou a escrever poesia aos 15 anos. Em 1960, mudou-se para Salvador, iniciando o Curso de Direito na Universidade Federal da Bahia. Por essa época, estudando também teatro no Centro Popular de Cultura, ligado à UNE…
http://dicionariompb.com.br/capinan
Gereba: Nos anos 1970, fundou o Grupo Bendegó e os Trovadores Urbanos. Em 1998, lançou o CD “Canudos” uma visão pessoal dos episódios que marcaram a Guerra de Canudos. Contando com a participação especial do Grupo Olodum, destacam-se no disco as composições “Duas pedras”, “Sossego da vila” e “Centenário de Canudos”, além do cordel “A história fará sua homenagem”, de Ivanildo Vilanova.
http://dicionariompb.com.br/gereba/dados-artisticos
Aqui, participações anteriores de Gereba e Capinam no Sarau Delivery:
Sarau Delivery, a arte nos tempos do coronavírus, apresenta a música de Gereba na poesia de Capinam
Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Que o seu tempo seja preenchido com arte.
::Veja os artistas que já se apresentaram no Sarau Delivery, clique aqui::
::Curta, compartilhe e assine o canal do Bem Blogado no Youtube::