Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
“O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia (…) A vida da gente vai em erros, como um relato sem pés nem cabeça, por falta de sisudez e alegria. Vida devia de ser como sala do teatro, cada um inteiro fazendo com forte gosto seu papel, desempenho”. (Guimarães Rosa)
Sarau Delivery, vira e mexe vem com Guimarães Rosa em suas veredas, seus sertões. Bem como se embrenha nas trilhas com o cantor, compositor e advogado dos bons, Cláudio Motta, que poderia ser um personagem de Rosa, pois tem dentro de si um sertão de coisas boas.
Cláudio percebeu bem de manhã que o real está no transcurso, no caminho, aprendeu com Guimarães Rosa, assim como o mesmo teria aprendido muito com o nosso amigo que se expande em Campo Grande e se “ilhiza” em Paquetá, fazendo com forte gosto seu papel, seu desempenho.
Recado de Cláudio Motta a respeito de sua mais nova criação musical “Veredas”: “Inspirada no livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, a canção “Veredas” foi composta no final de 2021 e lançada no dia 19 de maio de 2022. A data coincidiu sem intenção, mas com felicidade, com o aniversário de 70 anos da viagem de Rosa com os boiadeiros pelo Sertão Mineiro, onde ele, como um antropólogo poético, coletou falares, crenças e crendices, além de outros elementos do povo capazes de construir “O Grande Sertão” e “Corpo de Baile”.
Tenho um surto de atrevimento poético, busco mimetizar a forma de texto e descrições imagéticas perpetuadas por Rosa em seu texto monumentalmente orgânico, um retrato, não só dos brasileiros, mas da condição humana.”
Outro dia, assistindo a um show de Guinga e Ana Paes, na Casa de Artes de Paquetá, ele brincava que tal música sua era sucesso absoluto em Kathmandu, mas no Brasil… Pois é, Cláudio Motta teve sua “Veredas” lançada na Rádio Orts, de Amsterdã. Esperamos que o Brasil abrace seu trabalho como foi feito na Holanda, pois como disse o mestre Rosa “O sertão é sem lugar”.
Vamos de Cláudio Motta com “Veredas”. Vejam outros vídeos com o artista e outras veredas sobre Guimarães Rosa postadas neste Bem Blogado, como um documentário de Silvio Tendler e música de Valentim Frateschi.
Vamos vivendo nesta travessia:
Composição e arranjo: Cláudio Motta; Violão nylon e voz: Cláudio Motta; Violões aço: Tavinho Menezes; Acordeom: Tadeu Santiago; Baixo: Person Tupinambá; Percussão: Gilberto Giló. Vídeo: Animação: Luana Gatti, Lucca Araújo e Mariana Mitic; Produção: Cláudio Motta e Gato Magenta; Roteiro: Cláudio Motta e Gato Magenta; Direção e edição do vídeo: Cláudio Motta. Agradecimentos ao artista plástico Damatta Louis, que permitiu o uso da obra colorida usada no vídeo, tendo a criado após ouvir a música.
Vá no Canal do Youtube de Cláudio Motta. Curta, compartilhe e assine.
https://www.youtube.com/channel/UCfZ2rN9n-ytDh1VURAji8Yg
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!