Supermercado lucra com escravidão

Compartilhe:

Por Fernando Horta, Facebook  

Haaaa já podemos ver os efeitos do florescimento do capitalismo de Guedes e Bolsonaro no Brasil …

Saindo do supermercado e três meninas (caixas operadoras), que aprenderam a se chamar de “colaboradoras” ao invés de trabalhadoras, chorando.




Estavam conversando com outros rapazes (empacotadores) e explicando que na “escala” as três vão trabalhar na noite de natal e na noite de ano novo.

Aquela felicidade, não é?

Ouvindo um pouco do papo delas e dos rapazes … o dono do mercado demitiu quase 40% da mão de obra de ajudantes e auxiliares para “economizar”, e aumentou as horas de todos eles no final de ano.

Aquele momento que eles sabem que vão ficar ricos se esforçando e trabalhando muito, não é?

As meninas vão receber 76 reais a mais por trabalhar no dia de Natal e no Ano Novo.

Elas deveriam estar chorando de felicidade, não é? Afinal, meninas no início dos seus 20 anos, num país promissor, com os direitos trabalhistas respeitados e um governo que as protege …

Na saída, ouço o gerente dizendo a todos os “colaboradores” que isto era o mínimo que eles deveriam fazer pela “oportunidade” de estarem trabalhando. Que agora é que o país vai se desenvolver e quem não gostar que se demita!

Um lindo discurso de incentivo natalino. Um momento brilhante do neoliberalismo brasileiro … Os trabalhadores já revigorados e confiantes.

Conheço de vista os donos do mercado. Estão com viagem marcada por quatro pousadas no Nordeste. 45 dias de praia e diversão, segundo a dona. Me reclamou estes dias que graças ao PT eles não podiam mais viajar para a Europa “no final das estações”.

Sim, porque é difícil ser patrão no Brasil. Há o final do outono aqui que você PRECISA viajar para aproveitar o verão no Caribe ou no Mediterrâneo. E na “segunda estação”, em que aqui é verão, lá pode-se aproveitar os esportes de inverno … O calendário do hemisfério sul mata os homens e mulheres “de bem” deste país.

E o choro das meninas?

Este certamente vai ser compensado financeiramente e em oportunidades pelo capitalismo.

Basta que se esforcem e, quem sabe, até julho não estarão passando necessidade pois terão sido escolhidas as “semi-escravas” do ano e, por precisarem dos empregos e se submeterem aos desmandos dos patrões, talvez ganhem uma camiseta da firma e percam apenas parte do salário nas diminuições que virão no ano que vem.

Feliz Natal

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias