Compartilhado do site O Tempo –
Defesa do ex-presidente quer ter acesso aos acordos firmados pela Petrobras com a Justiça dos EUA; Advogados alegam que estatal não aponta participação de Lula em esquemas
O Superior Tribunal de Justiça suspendeu, a pedido dos advogados do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o julgamento de um recurso no caso do tríplex do Guarujá, cuja propriedade é atribuída ao político. A informação é de O Globo.
A decisão de suspender o julgamento foi tomada nesta terça-feira (27) pelos ministros da Quinta Turma e se baseia no pedido que a defesa de Lula fez para ter acesso a documentos que fundamentam três acordos de leniência assinados por executivos da Petrobras e autoridades dos Estados Unidos.
Para os advogados do ex-presidente, o posicionamento da estatal na Justiça norte-americana é antagônico às manifestações na Justiça brasileira. De acordo com a defesa, Lula não é mencionado como beneficiário da propina.
Na segunda-feira (26) o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin pediu à Procuradoria Geral da República e à força tarefa Lava jato em Curitiba informações sobre acordos firmados entre a Petrobras e as autoridades dos EUA. A Petrobras alega que expor esses dados seria uma violação às leis daquele país.