UOL dá mais destaque a notícia falsa da Venezuela que à verdadeira da Argentina

Compartilhe:

Por Vanessa Gonçalves, publicado em Viomundo – 

A “notícia” da esquerda, falsa, foi manchetaço; a da direita, verdadeira, saiu escondida e não tem no título o principal: “Agentina” aumentará energia elétrica em pelo menos 300%




UOL publica notícia de site de humor venezuelano como se fosse verdadeira

Nesta quinta-feira (28/1), o portal UOL cometeu um deslize ao divulgar como verdadeira uma notícia publicada em um site de humor venezuelano.

A matéria afirmava que a falta de pasta de dente no país seria motivada pelo fato de os cidadãos escovarem os dentes três vezes aos dia.

UOL foi alertado do erro pelo consulado venezuelano

Na “notícia” postada pela página Un Mundo Triangular, que cria notícias falsas em tom de brincadeira, como oSensacionalista no Brasil, a explicação foi atribuída à ministra da Saúde, Luisana Melo. O texto de humor tratou como se fosse um pronunciamento oficial do governo sobre escassez do produto na Venezuela.

No Brasil, o UOL, Correio do Estado e Portal Vox compartilharam a informação como se fosse uma declaração oficial e verídica. No caso do UOL, a reportagem ganhou destaque na home.

À IMPRENSA, Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, confirmou o erro e explicou as medidas que serão tomadas pelo veículo. “Fomos alertados pelo consulado da Venezuela de que a notícia era falsa e, rapidamente, retiramos da home. Vamos publicar uma errata explicando que erramos”.

*****

ARGENTINA

Macri adota sua primeira grande medida de ajuste: 300% de aumento na luz

O Governo argentino reduz os subsídios energéticos, mas mantém medida para os pobres

CARLOS E. CUÉ, no El Pais (reprodução parcial)

A maioria dos políticos, economistas e analistas argentinos afirma que o verdadeiro Governo de Mauricio Macri começa em março, quando terminam as férias de verão, as escolas dão início às aulas e as pessoas voltam à vida normal e à luta diária. À espera desse momento crucial, Macri já pôs em prática sua primeira grande medida de ajuste que promete polêmica: um aumento das tarifas de luz que rondará 300%, embora os detalhes só serão conhecidos em 1º de fevereiro. A Argentina, em especial Buenos Aires e arredores, a zona mais influente do país, tem há 12 anos, por uma decisão política dos Kirchners, uma das energias mais subvencionadas do mundo.

PS do Viomundo:Portal Imprensa chamou a barrigada do UOL  de “deslize”. E a Folha, hein, qual foi a manchete?Argentina prevê poupar R$ 10 bi com corte de subsídios de energia. No Brasil certamente teria o nome “Dilma”e algo como “tarifaço” na manchete.

FullSizeRenderPS2: Vejam aí quem passou o dia disseminando a notícia falsa do UOL: o MBL do colunista da Folha! Apontado pela Cynara Menezes no twitter.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias