25 lugares incríveis no Rio de Janeiro para ir além das praias

Compartilhe:

Por Iran Giusti, Buzz Feed – siga-nos cópia

1. Casa Daros

Localizada no bairro do Botafogo, a casa Daros é um deleite para os olhos. Sediada em um antigo colégio, recebe mostras incríveis, eventos e conta com um café delicioso. De quebra o atendimento da equipe é impecável. Saiba mais aqui.

2. MAR

Parte do projeto do Porto Maravilha, que está revitalizando a área portuária do Rio de Janeiro, o MAR – Museu de Arte do Rio conta com exposições e um restaurante com vista panorâmica de cair o queixo. Saiba mais aqui.

3. Caixa Cultural

Umas das melhores curadorias de arte e cinema rola na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Localizado no centro do Rio de Janeiro é uma ótima pedida para quando se tem pouco tempo. Saiba mais aqui.

4. Instituto Moreira Salles

Antiga casa com arquitetura dos anos 50 de Walther Moreira Salles e sua família na Gávea, se tornou em 1999 a sede do Instituto Moreira Salles e traz exposições, filmes, shows, além de abrigar os acervos de fotografia, música e literatura. A residência foi projetada por Olavo Redig de Campos e os jardins por Roberto Burle Marx responsável pelo paisagismo do Parque Ibirapuera em São Paulo, a Pampulha em Belo Horizonte e o Eixo Monumental em Brasília. Para conferir a programação clique aqui. .

5. Real Gabinete Português de Literatura

Localizado no centro do Rio de Janeiro, o gabinete funciona apenas durante a semana e é de cair o queixo. Construído em 1880 se transformou em uma biblioteca pública em 1900 e desde então conta com programação cultural aberta ao público. Saiba tudo clicando aqui.

6. Paquetá

A ilha de Paquetá é um bairro do Rio de Janeiro que conta com quarenta ruas, doze praças, dois parques públicos e nenhum carro. Sim, por lá é proibida a circulação de veículos motorizados. Para chegar basta pegar a barca na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.

7. Parque das Ruinas

Inaugurado em 1997 o local foi residência de Laurinda Santos Lobo e um dos mais efervescentes salões da Belle Époque carioca em meados de 1900. Laurinda foi também uma importante ativista pelos direitos da mulher, sendo a primeira presidente do Movimento Sufragista Feminino brasileiro. Atualmente o Parque das Ruínas é um espaço de teatro, sala de exposição, circo e café. Saiba mais clicando aqui.

8. Biblioteca Parque Estadual

mil m² a Biblioteca Parque Estadual conta com um acervo de mais de 200 mil livros de ficção e não-ficção, arte, quadrinhos, biblioteca infantil, 20 mil filmes e três milhões de músicas digitalizadas. Localizada no Centro conta ainda com uma arquitetura bacana que permite passar horas no espaço. Saiba tudo sobre ela aqui.

9. Palácio Tiradentes

O Palácio Tiradentes é um daqueles prédios que faz do centro do Rio de Janeiro um dos lugares mais lindos de todos. Inaugurado em maio de 1926, sedia atualmente a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.

10. Santa Tereza

Situado no Morro do Desterro, que no século 18 servia de rota de fuga para escravos, o bairro de Santa Tereza é um dos maios charmosos da cidade. Com extensa programação cultural, bares e restaurantes o local é ponto de visita obrigatória na cidade maravilhosa. Confira tudo que tem por lá aqui.

11. Feira de São Cristovão.

Localizado em um antigo pavilhão reformado em 2003, o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Nova Feira de São Cristovão é um espaço que conta com lojas, shows e restaurantes que remetem a cultura nordestina. Veja mais aqui.

12. Praça São Salvador

Localizada entre os bairros do Flamengo e Laranjeiras, na Zona Sul, a Praça São Salvador é um espaço residencial, cultural e histórico que conta com feirinhas e rodas de choro. Para saber o que rola por lá você pode acompanhar a fanpage da praça.

13. Pista Cláudio Coutinho

A pista de caminhada que margeia o Morro da Urca temcerca de 2 Km e uma das mais belas vistas da cidade. Por lá vale também andar de bike e o melhor? Não paga nada. Confira aqui.

14. Museu Internacional de Arte Naïf

Localizado em um casarão da Rua Cosme Velho o espaço, como o nome já diz, é dedicado a arte Naif, ou seja, uma arte mais simples e geralmente realizada por pessoas sem formação acadêmica em artes. Saiba mais aqui.

15. Feira do Lavradio

Localizada na rua do Lavradio, a primeira rua residencial da cidade, a feira acontece todo primeiro sábado do mês e reúne de tudo um pouco: de moveis a comidas não falta nada. Saiba mais aqui.

16. Ilha Fiscal

O palácio que foi sede do último baile do Império foi projetado pelo engenheiro Adopho José Del Vecchio e seria um posto aduaneiro. Você pode chegar até ele pela Praça Quinze no Centro. Veja mais aqui.

17. Mirante da Paz

Quer ter uma super vista da praia de Ipanema, Ilhas Cagarras, Arpoador, Copacabana, a comunidade do Cantagalo, o Corcovado, a lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Gávea, Leblon, Morro Dois Irmãos? Basta ir até a estação General Osório do metrô e entrar no complexo Rubem Berta. Para saber mais clique aqui.

18. Mosteiro de São Bento

Localizado bem no coração do Rio de Janeiro o mosteirto de São Bento foi fundado em 1590 por monges vindos da Bahia. Para saber mais clique aqui.

19. Morro da Conceição

Casa do maior grafite do Rio, de bares, restaurantes e centros culturais o Morro da Conceição faz do centro do Rio um dos lugares mais instigantes. Tudo recém restaurado por conta das obras do porto maravilha. Saiba mais aqui.

20. Theatro Municipal

Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um dos mais imponentes edifícios da região central conhecida como Cinelândia. Com visitas guiadas e grandes espetáculos é um programa imperdível. Saiba tudo sobre aqui.

21. MAC de Nitorói

Um dos mais icônicos prédios de Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói é uma das experiencias mais lindas que se pode ter do lado de lá da ponte. A viagem de balsa saída do centro do Rio de Janeiro deixa o passeia ainda mais legal. Confira aqui.

22. MAM

A primeira parte do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro ficou pronta em 1958. De lá pra cá muitas outras obras foram realizadas tornando o espaço um dos mais interessantes da cidade. Com extensa programação vale uma longa visita. Saiba tudo aqui.

23. CCBB

Localizado na Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, o prédio de linhas neoclássicas sedia o Centro Cultural do Banco do Brasil foi projetado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva em 1880 e traz famosas exposições além de uma ótima livraria. Confira aqui.

24. Museu Casa do Pontal

Considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país, o Museu Casa do Pontal traz o acervo do designer francês Jacques Van de Beuque composto de 8.000 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. Instalado em um sítio de 5.000 m², no Recreio dos Bandeirantes conta ainda com um belo jardim. O passeio é longe mas muito agradável. Veja nestelink.

25. Bosque da Barra

O Bosque da Barra da Tijuca é um parque municipal com áreas de lazer e passeio, além de reserva ecológica, onde estão preservadas a vegetação natural das áreas originais da Barra da Tijuca e animais que originalmente habitavam o espaço. Saiba como curtir aqui.

VEJA TAMBÉM:

Pelas ruas de São Paulo

Evoé, Momo!!!!

Culinária internacional barata no centro de São Paulo

Carnaval no Rio de Janeiro. O importante é ser fevereiro…..

28 locais inusitados, bizarros e imperdíveis na cidade de São Paulo

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias