Coronavírus: resposta britânica é “a maior falha de política científica de uma geração”

Compartilhe:

Compartilhado de Jornal GGN – 

Editor da revista médica The Lancet, Richard Horton critica sistema de saúde pública do Reino Unido e diz que resposta do país foi “lenta e complacente”

Dr. Richard Horton, editor-chefe da revista médica The Lancet. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – Crítico do que vê como aquiescência do establishment médico ao governo do Reino Unido, o editor da revista médica The Lancet, Richard Horton, afirma que o gerenciamento do coronavírus pelo país foi “a melhor falha de política científica de uma geração”.

Em entrevista publicada no jornal britânico The Guardian, Horton fala de seu novo livro, estruturado com base em suas colunas escritas no The Lancet nos últimos meses. Além de criticar a forma como o país lidou com a Covid-19, Horton ataca o Grupo Consultivo Científico para Emergências (Sage) por se tornar “a ala de relações públicas de um governo que falhou com seu povo”, chama a atenção médica. A Royal Colleges, a Academia de Ciências Médicas, a Associação Médica Britânica (BMA) e a Saúde Pública da Inglaterra (PHE) por não reforçarem o alerta de emergência de saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS) em fevereiro.




Horton ainda classifica a resposta do Reino Unido como “lenta e complacente”, revelando um governo “claramente despreparado” e “um sistema quebrado de cumplicidade político-científica obsequiosa”.

“Não estou criticando indivíduos, mas o sistema foi um fracasso catastrófico”, disse Horton, que ainda não entende por que os consultores científicos do governo não consultaram seus colegas na China, sendo que todos conhecem os responsáveis por coordenar a resposta do governo chinês.

“São pessoas para as quais eles poderiam literalmente enviar um e-mail ou atender o telefone e dizer:‘ Ei, lemos seu artigo no Lancet, pode ser tão ruim assim? O que está acontecendo em Wuhan? ‘E se eles tivessem feito isso, teriam descoberto que isso era realmente tão ruim quanto descrito”, explica Horton.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias