Estudantes de Oceanografia da USP cobram de ministro golpista a não extinção do Gerenciamento Costeiro

Compartilhe:

Da Redação: Estudantes do Grupo de Políticas Públicas do  IOUSP – Instituto Oceanográfico da USP enviaram carta ao ministro golpista do Meio Ambiente, Sarney Filho,  a respeito da extinção do Gerenciamento Costeiro (GERCO). Mais um ato retrógrado do governo golpista de Michel Temer.

O documento teve apoio e assinaturas de oceanógrafos, estudantes de oceanografia e pesquisadores dos estados do Espírito Santo, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, das seguintes instituições de ensino e pesquisa: USP – Universidade de São Paulo, UFF – Universidade Federal Fluminense, UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, UFPR – Universidade Federal do Paraná, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, UFPA -Universidade Federal do Paraná.




gerenciamento costeiro

 

 

Carta aberta ao Ministério do Meio Ambiente

São Paulo, 03 de julho de 2016.

 

Ao Excelentíssimo
Senhor José Sarney Filho
Ministro do Meio Ambiente

Sr. Ministro,

O Grupo de Políticas Públicas do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (GPP-IOUSP) vem por meio desta manifestar insatisfação às últimas medidas tomadas no âmbito do Ministério do Meio Ambiente (MMA) sob sua gestão.

A recente extinção do Gerenciamento Costeiro (GERCO) – criado pela lei 7.661/88 – das diretrizes do MMA, configura grande abalo aos esforços empreendidos por 17 estados da costa brasileira no sentido de preservação, manutenção e manejo da zona costeira do país, além de levantar dúvidas quanto à real intenção de tal medida.

Durante os mais de 28 anos de existência do GERCO, diversos pesquisadores, empresas privadas e organizações do terceiro setor puderam desenvolver suas competências de atuação junto ao litoral, de forma direta ou indireta, auxiliando na manutenção do mesmo, o que contradiz as razões para a extinção deste setor de governança.

Neste sentido, o GPP-IOUSP vem ressaltar e cobrar que seja dado o devido direcionamento e importância às ações futuras voltadas aos mais de 7.400km de costa brasileira. Tendo em vista à grande importância da região costeira, do ponto de vista estratégico, com relação à gestão territorial e ao manejo da zona marinha, assim como quanto aos recursos ali encontrados, devido à vasta diversidade biológica e mineral por ela distribuída, é vital que haja um esforço do Ministério do Meio Ambiente para “promover […] o conhecimento, proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável na formula&cced il;ão e na implementação de políticas públicas, de forma […] participativa e democrática, em todos os níveis e instâncias do governo […]”, assim como é afirmado na missão do MMA.

Frente à atual situação econômica do país, compreende-se a necessidade de reformas administrativas e reestruturação ministerial com o objetivo de garantir maior eficiência aos órgãos de gestão nacional. Não obstante, tais medidas devem ser tomadas de modo a comporem avanços ao desenvolvimento econômico sustentável do país, e, nesse cenário, negligenciar a zona costeira representa um retrocesso a todas as ações que já foram implementadas até o presente momento, além de levantar questionamentos quanto às prioridades do atual governo.

Por fim, colocamo-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos ou contribuições que possam auxiliar na retomada consistente do GERCO no Brasil ou de plano equivalente.

crimes contra incolumidade publica

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias