Cinema em transe: Scorsese fala de Glauber Rocha

Compartilhe:

Por Nirton Venancio, cineasta, roteirista, poeta, professor de literatura e cinema

Hoje, 85 anos de nascimento do santo guerreiro do cinema brasileiro.




“Não há ninguém que se pareça com ele, nem de perto, no cinema de hoje – a força de sua obra, sua paixão intensa me fazem falta. Meu primeiro encontro com a obra de Glauber Rocha foi seu marcante ‘Terra em transe’ (1967), que ajudei a restaurar vinte e cinco anos após sua estreia.

O filme leva o espectador ao esgotamento, tão intenso e implacável é a sua confusão de sons e imagens. Até hoje nunca vi nada igual! Muito rápido me certifiquei de descobrir seus outros filmes, dos quais ‘O dragão da maldade contra o santo guerreiro’ (1969) é o meu preferido.

O engajamento pessoal de Rocha é tão grande que o estilo de seus filmes é inseparável de seu conteúdo político. Rocha não se contentava em pegar uma história e desenvolvê-la: ele criava verdadeiramente uma tapeçaria frenética de dor, cólera e sofrimento humanos que ele havia observado ao seu redor, em seu ofício tecido por sua grande inteligência.” (Martin Scorsese em Cahiers du Cinéma, nº 500, março de 1996)

Glauber e Scorsese encontraram-se três vezes, em Nova York, Los Angeles e no Festival de Veneza, em 1980. Nesse mesmo ano a artista plástica Paula Gaitán, à época sua esposa, fotografou em Portugal Glauber ao lado do cartaz do filme que o cineasta americano estava lançando, “O touro indomável”. A admiração era mútua.

Em 1991 Scorsese posa para o fotógrafo Michael Chaiken segurando o cartaz de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, um dos filmes restaurados juntamente com “Terra em Transe” e “O Dragão da Maldade”, que receberam cópias novas em 35mm.

Título da postagem é do Bem Blogado

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias