DataFolha, atenção

Compartilhe:

À direita e à esquerda, muita gente não acredita em pesquisa eleitoral. Bobagem. Quando bem feito, esse tipo de levantamento costuma acertar tendências e situações momentâneas sim. O importante é a credibilidade de quem faz o trabalho. No Brasil, dois institutos se destacam: o DataFolha e o Ibope, principalmente o DataFolha.




Tem uma galera que, sem base científica alguma, critica o DataFolha. Que eu lembre, o único ponto questionável do instituto ocorreu em uma pesquisa há um ou dois anos atrás, mas devido principalmente ao encadeamento das perguntas e à edição jornalística do resultado. Em suma, o DataFolha é sério.

Mas…Houston, temos alguns problemas sérios com a pesquisa que será divulgada no final de semana. O DataFolha faz as entrevistas em ponto de fluxo, ou seja, na rua. Até aí, perfeito. Vários cruzamentos de dados estatísticos e estratificações garantem que, apesar da descrença de muitos, um levantamento com 2 ou 3 mil pessoas represente de,fato o conjunto do eleitorado.

Sobre a disputa presidencial, o DataFolha apresentará ao consultado 9 cartões diferentes, devido a algumas situações de candidaturas que não,estão certas ainda. Onde está a encrenca? Lula está fora das duas primeiras situações. Só aparece na terceira, quarta e última. Evidente que isso gera distorção, em prejuízo do ex-presidente. O entrevistado, na rua, já pode estar inquieto e tendente a se dar por satisfeito na primeira situação ou, no máximo na segunda.

Nas simulações em que Lula não está presente (a maioria), apresentam-se nome de petistas em seu lugar. Haverá aí outra distorção, já que não está colocado hoje para o eleitorado quem receberá o apoio de Lula. Portanto, o que deve ser olhado com atenção é o resultado da pesquisa espontânea, em que o eleitor diz o nome de seu candidato preferido sem a apresentação de um cartão com vários nomes.

Por último, nos levantamentos de alguns institutos nota-se uma curiosidade (talvez): sempre que sofre um revés, Lula cai imediatamente nas pesquisas, mas se recupera mais ou menos em um prazo de um mês. Isso é constante. Pesquisa não é fraude, mas o inferno reside nos detalhes.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias