Sob uma realidade ameaçadora, pandêmica e à sombra do autoritarismo, torna-se imperioso entender o alcance da gravidade do que ocorre em diversos países nesta quadra da história. A UnB, mais uma vez colabora com o debate de temas contemporâneos com a realização do quarto webinário do Ciclo de Palestras O Futuro em Tempos de Pandemia: vida, sociedade e ciência. O evento com o tema “Democracia, liberdades e a (re)emergência do autoritarismo” com a participação de Lilia Schwarcz e  Leonardo Avritzer será transmitido nesta próxima sexta-feira, 24/07, às 16h, no canal da UnBTV no YouTube

Em manifesto recente, autoridades públicas – entre ex-presidentes, ganhadores do Nobel – artistas e intelectuais alertaram a sociedade global para a crescente ameaça à democracia em meio à pandemia. O manifesto faz referência a um fenômeno comum entre governos de diversos países, que têm assumido um comportamento autoritário, excedendo-se na aplicação de poderes de emergência, atacando a imprensa, privando a sociedade do acesso à informação e tornando a crise sanitária em uma crise também de direitos humanos.




Concorrem ainda para esse cenário a difusão de fake news, que têm colocado à prova a própria noção de verdade, erodindo a confiança, de parte da sociedade, na ciência e em instituições democráticas. Como se não bastasse, os ataques à liberdade, transparência e democracia têm tornado mais difícil a construção de respostas rápidas e efetivas para o combate à pandemia.

Esse quadro suscita diversas questões: O que explica a (re)emergência do autoritarismo, de forma simultânea, em diversos países? Como manter a supervisão democrática da resposta à pandemia? Pode-se esperar efeitos políticos associados à pandemia tão profundos quantos as consequências econômicas e sociais? Quais as possibilidades e desafios para o fortalecimento ou reinvenção da democracia (nos níveis local e global), em tempos de pandemia?

DEBATE: Democracia, liberdades e a (re)emergência do autoritarismo

PALESTRANTES CONVIDADOS

Lilia Schwarcz – Uma das mais renomadas historiadoras brasileiras, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e global scholar da Princenton University, atua também como curadora para histórias e narrativas no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e é uma das fundadoras da editora Companhia das Letras. Autora de diversos livros sobre história do Brasil, entre eles, “Sobre o autoritarismo”, lançado em 2019.

 Leonardo Avritzer – Sociólogo e cientista político, professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Comitê Científico do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares. Autor de “A moralidade da democracia”, entre outros.

 Mediadora: Liziane Soares Guazina  – Visiting Scholar na Università Degli Studi di Milano – La Statale, professora da Faculdade de Comunicação da UnB, líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP/UnB).

———————-

Este Ciclo de Debates visa estimular a troca de ideias, a análise do presente e a construção de cenários e perspectivas de futuro para a sociedade e será desdobrado em duas vertentes: debates virtuais e publicações. Assim, será possível o público ter mais fontes para melhor assimilar as questões debatidas. As publicações resultantes dos debates serão divulgadas posteriormente.