Documentário Democracia em Vertigem: O Brasil vai dever para sempre a Petra Costa

Compartilhe:

Por Carlos Eduardo Alves, jornalista –

Não sou crítico de cinema e, portanto, não tenho base técnica para analisar um filme. Gosto ou não gosto de filmes de acordo com o padrão de um espectador comum. Não acho “Democracia em Vertigem” o melhor rebento de Petra Costa. Conheci o trabalho da cineasta com “Elena”, uma emocionante homenagem dela à irmã mais velha, que se suicidara. “Elena” , de tão rara sensibilidade, me fez chorar ao assisti-lo. É belíssimo. “Democracia em Vertigem” , na minha modesta opinião, é um documentário bom mas com falhas em algumas abordagens políticas e factuais. Não é uma produção inquestionável.




No lançamento, pensei até em escrever alguma coisa sobre minha falta de adesão ao amor avassalador que o filme produziu nas esquerdas, mas me calei. Seria sim sacanagem apontar falhas numa produção que quase solitariamente enfrentava a velhacaria da mídia que patrocinara o golpe. Meu filho, então com 14 anos, viu “Democracia em Vertigem”. Perguntei o que achara. “É um ponto de vista diferente do que se encontra por aí”, respondeu.

Eis aí o grande mérito do filme. “Democracia em Vertigem” , mesmo com algumas imprecisões, é um tapa na cara da patifaria do golpe e em todos os que se envolveram com aquele lixo. Não é por acaso que a canalha que participou do golpe, PSDB, direita, extrema-direita, jurista Merval Pereira etc esteja tão atordoada com a indicação ao Oscar.

Se existe algum exagero na obra de Petra Costa, é em grau infinitamente inferior à grande mentira do golpe. “Democracia em Vertigem” é mais do que um bom documentário, o que é de fato. É a resposta vitoriosa a um assalto à Democracia que resultou na extrema-direita no Poder.

O Brasil vai dever para sempre a Petra Costa.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias