Eduardo Guimarães: um blogueiro pela cidadania plena

Compartilhe:

Um dos blogueiros mais conhecidos entre os chamados blogues progressistas, Eduardo Guimarães já é uma referência nas redes sociais. “Vi no Eduardo”, “li no Blog da Cidadania” são frases usuais na chamada blogosfera.

Eduardo Guimarães é a prova de que não precisa ser jornalista para saber trabalhar no jornalismo, ter texto fluente, preciso e emotivo.




Aos 55 anos é comerciante do ramo de auto-peças há mais de 30 e beira os 10 anos como blogueiro.

 Vida profissional – Atuo no comércio exterior – exportação – como representante comercial. Visito boa parte da América Latina e alguns países africanos para fechar contratos de exportação. Comecei a me interessar sobre política aos 13 anos. Comecei lendo sobre política no Estadão ainda na adolescência e nunca mais parei. Criei um blog em 2005 porque sempre escrevi cartas de leitor para jornais e como discordei deles no escândalo do mensalão, vetaram-me. Então criei um blog político para dizer o que a mídia tradicional não queria que fosse dito. O Blog da Cidadania é um serviço público que presto ao meu país – não tem fins lucrativos.

eduardo Guimarães Nome de batismo – Eduardo afirma que batizou a sua publicação como Blog da Cidadania porque o criou para estimular as pessoas a exercerem sua cidadania atuando politicamente. “Sou dono do meu tempo. Sendo autônomo, a cada dia decido o que e quando fazer das duas atividades a que me dedico.

 Definição – O meu blog certamente é diferente de todos os outros, ao menos dos mais conhecidos. Não obtenho lucro profissional porque não sou jornalista e não obtenho lucro financeiro porque, à diferença dos outros, por prestar um serviço público não peço dinheiro a ninguém. Apesar disso, sob oferta dos leitores, aceito contribuições que me são oferecidas para ajudar unicamente nos custos de se editar um blog e produzir conteúdo jornalístico, o que faço com entrevistas e inclusive com reportagens de campo.

 Audiência  – A audiência do Blog tem picos e “entressafra”. Em momentos de grande tensão política aproxima-se de 700 mil a um milhão de visualizações por mês. Uso o Google Analyctis

  Decadência da mídia tradicional – Não acho que a decadência da mídia tradicional é mérito da blogosfera; é mérito da tecnologia. Porém, o mérito da blogosfera é ter feito parte do público enxergar com reservas o que faz a mídia tradicional, mesmo continuando a consumi-la. Há um embate duro. Inclusive, a mídia tradicional trata de tentar desqualificar a blogosfera, o que mostra que ela incomoda.

 Temor – Há um processo de reforma da comunicação no Brasil e no mundo e a mídia tradicional teme as mídias alternativas até pelo baixo custo – em relação à ela – e pela liberdade editorial que veículos como o meu blog têm.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias