Ficção sobre um país em que a realidade perde para o fake News

Compartilhe:

Por João Tavares, jornalista* –

O dia em que o General Mourão tomou posse na presidência: medidas emergenciais, novo ministério e o que foi feito do anterior e de Bolsonaro. 

Brasília, 1 de maio de 2020




Mourão assume a Presidência, nomeia “Ministério de Emergência” e pretende  antecipar eleições para 2021

Em pleno feriado de Primeiro de Maio, ‘Dia do Trabalhador’, e em uma cidade ainda mais esvaziada, sob o forte impacto de uma rígida quarentena, o general Hamilton Mourão tomou posse na Presidência da República, na manhã de hoje. Em seguida empossou seu Ministério qualificando-o como de ‘Emergência’.

Ele anunciou que vai antecipar o final de seu mandato e convocar novas eleições presidenciais para outubro de 2021. Com isso atende a setores de esquerda que não participarão do Governo mas pretendem apresentar e debater propostas para tirar o país do caos.

Mourão se recusou a falar se o Brasil irá pedir a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso anteontem, ao entrar no Paraguai, junto com seus filhos, portando passaportes falsos. A família divide cela com o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. Bolsonaro teve sua interdição decretada depois que ficou provado que ele omitiu seus exames positivos para o coronavírus e fugiu do país.

MINISTÉRIO

Em uma rápida solenidade Mourão empossou seus Ministros. Entre eles:

Armínio Fraga assume a Economia com amplos poderes para reaquecer a economia. Renda mínima para cada brasileiro (Eduardo Suplicy era um dos mais entusiasmados na posse), crédito farto subsidiado e fortalecimento do mercado interno são suas primeiras medidas. O ex-ministro Paulo Guedes foi visto num Posto de Gasolina no Leblon, respondendo perguntas de alguns clientes, antes de ser encaminhado em uma ambulância à uma clínica de repouso.

Rodrigo Maia assume a Casa Civil com amplos poderes de negociação junto ao Congresso Nacional, Tribunais e entidades da sociedade civil. Ao lado do pai, César Maia – que seria um dos principais conselheiros de Mourão – ele deu uma única declaração aos jornalistas: “Por favor, não me chamem mais de ‘Botafogo’. Agora sou ‘Flamengo’, estou em um outro patamar”.

Gilmar Mendes deixa o STF, assume o Ministério da Justiça e promete um pente fino na Pasta. Tem como prioridade corrigir erros ortográficos, políticos e jurídicos do seu antecessor. O ex-ministro Sergio Moro anunciou que abrirá, junto com a ‘conje’, um canal de receitas culinárias no YouTube (o canal tem o nome de “Não Vem ao Caldo”). Dependendo de pesquisas, poderá ser candidato a Vereador em Maringá.

– Totalmente recuperado, o infectologista David Uip assume o Ministério da Saúde com a experiência de anos de trabalho na área e a lembrança do período recente que passou acometido pelo coronavírus. Um pessoa próxima ao ex-Ministro Luiz Henrique Mandetta confidenciou que o mesmo andava meio triste e cabisbaixo, sempre despedaçando pétalas de rosas e brincando de ‘bem-me-quer; mal-me-quer’ em pleno horário de trabalho.

– No Ministério das Relações Exteriores assume o interminável José Serra. Onde tem poder não poderia faltar um tucano, reza a lenda e a prática se confirma. Quadro de carreira do MRE, o ex-ministro Ernesto Araújo volta a despachar do segundo subsolo, como adjunto do ‘sub do sub do sub’ para assuntos consulares relacionados aos brasileiros na Polinésia.

Houve uma debandada geral de ex-ministros que não esperaram os atos de exoneração e sequer apareceram para limpar as gavetas. Regina Duarte, Damares Alves,  Ónix Lorenzoni, Abraham Weintraub, Ricardo Salles, Marcelo Alvaro Antonio e Fabio Wajngarten foram vistos em uma Kombi pintada com motivos religiosos – pilotada pelo ex-astronauta Marcos Pontes – rumo a Brusque/SC, para se encontrar com o ‘Véi da Havan’ e organizar a resistência bolsonarista.

Sem os cartões corporativos, a gasolina acabou e eles não passaram da cidade satélite do Gama. Lá se refugiaram em uma Igreja evangélica.

Quanto aos demais atores políticos:

– PT, PSOL e PCdoB já preparam atos públicos e comícios, assim que a quarentena acabar.
– Ciro Gomes, na impossibilidade de voar para Paris, foi de carro para Sobral e já está aprendendo a dirigir retroescavadeiras.
– Cabo Daciolo ainda não  desceu do Monte para se pronunciar.
– Marina Silva conversa com as plantas pra formar sua opinião.
– Tiririca disse que em hipótese alguma será candidato a Presidente. Afirmou que seu sonho era ser o primeiro palhaço a chegar à Presidência. Ser o segundo, não lhe interessa.

*João Tavares é jornalista e consultou astrólogos, tarólogos e bolas de cristal na apuração da matéria

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias