Folha não explica demissão de jornalistas

Compartilhe:

Publicado no Jornal GGN

Ao contrário do que havia sido anunciado, a Folha não publicou nenhuma explicação sobre o afastamento dos jornalistas Eliana Cantanhede e Fernando Rodrigues. Em uma nota sobre os novos colaboradores de Brasília na página 2, o jornal limita-se a um parágrafo sobre o currículo de cada um (clique aqui). A coluna da Ombudsman – que provavelmente seria sobre o tema – acabou não sendo publicada (clique aqui).




A demissão chamou a atenção por alguns fatos.

Nos últimos anos, Cantanhede tornou-se a colunista mais identificada com a nova cara do jornal. Recebeu amplo espaço para exercitar o proselitismo político e a militância autorizada tornou-a algo descuidada em relação às informações veiculadas.

Era parcial, às vezes um tanto agressiva, mas nem de longe se aproximava do estilo pitbull que acabou predominando no jornal. Tornou-se uma espécie de face civilizada do antipetismo. Pessoalmente afável e educada, consolidou um importante contingente de fontes em Brasília.

No final dos anos 90, Fernando Rodrigues era o jornalista de confiança da direção da Folha, para temas críticos de interesse da casa, especialmente em operações articuladas com Paulo Maluf e o ex-senador Gilberto Miranda.

Depois, evoluiu jornalisticamente e acumulou um currículo respeitável, com vários prêmios de jornalismo investigativo. Mas continuou sendo utilizado para missões de confiança.

Sua última reportagem foi uma matéria bombástica sobre operações do Bradesco e Itau em paraísos fiscais. Apesar de serem operações legais de planejamento tributário e de ganhos irrisórios – perto dos resultados de ambos os bancos – a matéria recebeu tratamento escandaloso.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias