Guerra civil nos EUA? Estados trumpistas entram em colisão com Biden: “Nos enfrentar seria um erro”

Compartilhe:

Conflito entre governo estadual do Texas e Washington tem causado inquietação na fronteira e radicais pedem secessão

Por Yuri Ferreira, compartilhado de Fórum




Governador do Texas não vai respeitar decisão da Suprema Corte em favor de seu estado
Greg Abbott.Governador do Texas não vai respeitar decisão da Suprema Corte em favor de seu estadoCréditos: Gage Skidmore

Nesta semana, se deflagrou um conflito entre a administração federal dos EUA e o estado do Texas por conta de políticas de contenção de imigração na fronteira sul do estado com o México.

O governador do Texas, Greg Abbott, declarou uma “invasão” na fronteira e instalou arame farpado e outras barreiras para impedir que os migrantes cruzassem a fronteira na região do rio Bravo.

Biden enviou a patrulha de fronteira federal para a região para desfazer as barreiras criadas pela administração texana, contudo, a ordem do governador é que a barreira seja mantida.

Afronta à Suprema Corte

Abbott ainda convocou outros governadores de estados trumpistas para apoiá-lo na medida e o caso foi parar na Suprema Corte, que decidiu que a administração Biden pode retirar as barreiras.

O Texas dobrou a aposta e afirmou que não vai retirar as suas forças de segurança do local, e que irá manter a cerca no Rio Bravo, desrespeitando o judiciário.

O vice-governador do estado reforçou as ameaças. “Nos enfrentar seria um o maior erro que a administração Biden poderia cometer seria confrontar as autoridades, o nosso Exército ou a nossa Guarda Nacional na nossa fronteira”, disse Den Patrick à Fox News esta sexta-feira.

O conflito também gerou apelos para que Biden assumisse o controle da Guarda Nacional do Texas e, do outro lado, republicanos mais radicais já falam em guerra civil e secessão.

“Os federais estão encenando uma guerra civil e o Texas deveria se manter firme”, afirmou o deputado Clay Higgins, um congressista republicano da Louisiana.

A divisão e polarização política entre o governo federal e estados de maioria republicana têm se tensionado desde a administração Obama.

A tensão tem escalado nesta sexta-feira, mas ainda não houve conflito entre tropas da Guarda Nacional com a Patrulha de Fronteira.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias