Militar adverte: “Reservas querem transformar o Exército num partido fardado”

Compartilhe:

Por E.P. Cavalcante,  capitão de mar e guerra,  reformado, do Corpo de Fuzileiros  Navais,  pesquisador de História Militar – 

“Chamamos a atenção de todos os militares,  de todas as patentes, graduações ou cargos. Nesta hora grave em que vivemos!

Neste momento, mais do que nunca,  a responsabilidade dos militares da ativa cresce! E eles devem ser ouvidos.




É necessário compreender que as forças armadas são instrumentos do Estado e não do governo.

Não é papel dos militares pressionarem os poderes Judiciário e Legislativo para aprovarem o que o governo, o poder executivo, deseja e quer. E como o chefe do executivo quer.

E a ameaça de golpe de estado, por parte de militares da reserva, que fazem parte do governo atual, é uma séria ameaça à democracia e à liberdade. É, no mínimo, irresponsabilidade, ou na pior hipótese, chantagem.

Quando o presidente diz:  “Ordem absurda não se cumpre!”, de fato, ordem absurda não se cumpre.  Isto está escrito no Estatuto dos Militares, a legislação que rege a conduta de todos os militares, do general ao soldado, todos estão enquadrados pelas leis militares.

E o não cumprimento da legislação militar poderá ter sérias consequências para o infrator.

Daí, se conclui que nenhum comandante de unidade militar,  seja um batalhão, regimento ou divisão, pode cumprir a ordem absurda de fechar ou pressionar os poderes judiciário ou legislativo, porque não estão agindo de acordo com a vontade do chefe do poder executivo.

Os poderes Legislativo e Judiciário não são obrigados a funcionar segundo a vontade do chefe do executivo. De como ele  quer, deseja e pensa!

O general Carlos Alberto dos  Santos Cruz já se pronunciou sobre este fato mais de uma vez.

Há uma entrevista dele, muito clara,  sobre este assunto, hoje, 5 de junho, na página7, do jornal  O Globo.  E ele não está sozinho. As forças armadas brasileiras são o Exército, a Marinha de Guerra e a Aeronáutica.

E não é lícito que um pequeno grupo de militares da reserva remunerada,  por fazer parte do governo, fique ditando regras  em nome de todas as forças armadas.

E o mais chocante é querer transformar o Exército em um partido fardado.

Quando o Exército se envolve na politicagem, deixa de ser exército, força militar, pois a hierarquia e a  disciplina caem  a zero.

Hierarquia e disciplina que são a coluna vertebral da organização militar em qualquer lugar e tempo onde exista força armada.

É um absurdo, portanto, não querer cumprir uma decisão do STF, Supremo Tribunal Federal, alegando que ” Ordem absurda não se cumpre!”

Isto, sim,  é um absurdo!”

Capa: pintura do artista plástico Enio Squeff

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias