Morre Paul Singer, aos 86 anos

Compartilhe:

Publicado em Jornal GGN –  

O economista Paul Singer morreu nesta segunda-feira, dia 16, em São Paulo. Singer tinha 86 anos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês. O sepultamento se dará no Cemitério Israelita do Butantã.

Ele foi um dos responsáveis pela fundação do PT em 1980 e participou da formulação do programa de desenvolvimento pregado pelo partido, que partia do fortalecimento do mercado interno via distribuição de renda. Foi autor de vários livros, entre didáticos e de pesquisa econômica, tornando-se referência para a divulgação do pensamento da esquerda.
Paul Singer nasceu na Áustria, em 1932, e chegou ao Brasil com 8 anos, fugindo do nazismo com a família. Na juventude, foi sionista, mas sem muita convicção, tendo pertencido a uma corrente socialista dentro do movimento.
Aos 20 anos filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, quando começou a trabalhar como eletrotécnico. Neste período, ajudou a organizar a greve dos 300 mil, em 1953, quando a indústria de São Paulo foi paralisada por mais de um mês. Em 1954 se naturalizou e filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro.
Em 1956, autodidata, ingressou na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP. Ali, junto com o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, a antropóloga Ruth Cardoso e o filósofo José Arthur Giannotti, foi convidado a participar do Seminário de Marx. O grupo ali formado daria origem ao Cebrap, atuante na oposição à ditadura militar. Singer chegou a ficar preso por uma semana, em 1974, mas não passou pelo horror da tortura.
Envolveu-se com a fundação do PT, sendo responsável pelo programa econômico de Lula, quando candidato ao governo de São Paulo, em 1982, nos estertores da ditadura. Lula não ganhou, mas o programa virou marca do partido. Paul Singer defendia a ampliação do mercado interno via inclusão social, o que aconteceu durante a Presidência de Lula.
Em 1989, foi secretário de Planejamento de Luiza Erundina, então prefeita de São Paulo, mas não conseguiu trazer para o município as ideias que dependiam de ação do governo federal.
Em 2002, pela Fundação Perseu Abramo, Paul Singer publicou o livro “Introdução à Economia Solidária”, onde propunha “um poder público com a missão de captar parte dos ganhos acima do considerado socialmente necessário para redistribuir essa receita entre os que ganham abaixo do mínimo considerado indispensável”.
No ano seguinte assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária, ligado ao Ministério do Trabalho, em 2003, no Governo Lula. Ali defendeu a criação de bancos comunitários como instrumento de erradicação da miséria.
Dentre seus livros, destaque para “Desenvolvimento e Crise”, de 1968, e “A Crise do Milagre”, de 1977.
Com informações da Folha

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias