Na avenida, o casal nota 10 da Mangueira: Manu da Cuíca e Luiz Carlos Máximo

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado

Manuela Oiticica, a Manu da Cuíca, e Luiz Carlos Máximo estiveram sábado, 14/12,  em Paquetá, no Conversa no Museu.  Compositora e  compositor do samba enredo campeão de 2019 e do que vai disputar o carnaval de 2020, o casal conversou com o povo sobre a resistência no carnaval. O encontro se deu no  Museu da Casa de José Bonifácio, dirigido pelo jornalista Fischel Davit Chargel, e  a mesa teve como moderador  o professor de Antropologia da Comunicação, Vitor Iorio.




Manu da Cuíca e Luiz Carlos Máximo, falaram do clima  na escolha do samba enredo nas escolas de samba e de como a Mangueira tem procurado manter  isenção para que a disputa não seja desequilibrada.

Máximo já compôs samba enredo para a Portela, mas diz que a forma com que a Mangueira vem tratando a escolha do samba enredo é a mais equilibrada.  Foi ressaltado que a direção da escola de samba não permite na disputa claques contratadas pelos compositores, nem camisetas com o título dos sambas. Além disso, o vídeo de divulgação é feito de forma padronizada para todos os concorrentes, no mesmo estúdio e equipamento, com tempo igual,  com os mesmos músicos e passistas e a mesma equipe de produção.

Com conotação progressista, tanto o samba de 2019 como o de 2020 trazem a temática da resistência ao autoritarismo, à desigualdade social.

Fotos e vídeo sobre o evento de Marcos Tristão

Vídeos dos sambas enredos, divulgação Mangueira

Conheçam o belo samba para 2020, “A Verdade Vos Fará Livre”, e recordem o campeão de 2019, “História para Ninar Gente Grande”, no qual os nomes de Manuela e Luiz Carlos não foram inscritos no primeiro momento, pois o casal também assinava um samba enredo que fez parte da disputa na Portela.

Manuela Oiticica, a Manu da Cuíca,  declama e canta com o marido e parceiro, Luiz Carlos Máximo, o samba enredo 2020 da Mangueira, “A Verdade Vos Fará Livre”.  No colo, Havana, filha do casal. 

 

 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias