Números e fantasias em torno do Datafolha

Compartilhe:

Por Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia, compartilhado de Brasil 247 – 

“A mais recente pesquisa do Datafolha pode até animar vozes à espera de qualquer pretexto para enfraquecer a oposição a Bolsonaro mas há pelo menos cinco razões para acautelar-se”, escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

Presidente Jair Bolsonaro em Brasília 12/08/2020
Presidente Jair Bolsonaro em Brasília 12/08/2020 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

1. Na soma geral, Bolsonaro foi avaliado como “bom e ótimo” por 37% da população. Recebeu “ruim e péssimo” de 34%. Uma diferença irrisória, quando se recorda que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos, para cima ou para baixo.

2. Bolsonaro segue um dos piores presidentes desde a democratização. Após 18 meses de mandato, sua avaliação só é um pouco menos  ruim que a  de Fernando Collor — aquele que tungou a poupança e foi expulso do Planalto dois anos depois da posse.




3. A credibilidade de Bolsonaro resume-se a uma matemática simples. Para cada cidadão que acredita na palavra do presidente, dois dizem que nunca fala a verdade: 22% contra 41%, segundo o Datafolha.

4. O único setor social onde Bolsonaro consegue um apoio superior a 50% é aquele com menor peso social: entre empresários, onde 58% aprovam o governo. Um dado preocupante para Bolsonaro, quando se recorda ali nasceu a debandada de vozes neoliberais que deixaram (e ameaçam deixar) o governo.

5.  O modesto movimento a favor da  avaliação de Bolsonaro tem origem no benefício emergencial de 600 reais. Prevista para terminar em setembro, a medida foi iniciativa dos partidos de oposição, em particular do PT, PSOL, PCdoB.

A proposta do bolsonarismo era de 200 reais, demonstração definitiva da falta de compromissos deste com o bem-estar da população, fantasia improvisada que o Planalto tenta vestir num esforço  2022.

Alguma dúvida?

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias