O egoísta, o ignorante e o imbecil

Compartilhe:

Por Marcos Rolim, via Lourdes Rolim – 

Quando eu era criança, a palavra egoísmo estava relacionada a um colega ter um pacote de biscoito e não o dividir com os outros colegas. Portanto, ele era uma criança egoísta. Já a palavra ignorância estava relacionada à grosseria natural de algumas pessoas. Se você tratava mal uma pessoa, com palavras ofensivas, você era uma pessoa ignorante.




Até que um dia, ainda criança, em umas das viagens de ônibus que fazia com minha família, lembro com total clareza do dia em que, o motorista parou na estrada para que um homem, com sua família subisse. Dentro, uma passageira irritada com as constantes paradas do motorista, gritou: “Não vou chegar nunca, vê se não para mais esse ônibus”. O homem, que entrou no ônibus com duas crianças, retrucou: “Moça, a senhora é uma egoísta”.

Pouco tempo depois, na escola, durante uma aula de geografia, uma professora falou sobre pessoas que não tinham acesso à educação básica e sua ignorância em relação às questões políticas. Esses dois dias mudam minha vida para sempre, porque, muito jovem, aprendi o significado desses valores.

O que eu quero dizer com isso é que, quando você acredita que, porque você não conseguiu chegar ao seu trabalho ou sua casa por conta da manifestação nas ruas, ou porque atearam fogo em pneus e atrapalharam o trânsito, sua vida atrasou, atrapalharam seus planos e isso é ruim para o país, você é uma pessoa egoísta.

É apenas a sua vida individual que está em jogo. São apenas os seus afazeres que estão valendo, os de outras 200 milhões de pessoas que se dane. Quando você acredita que a manifestação é para proteger um político ou que ela é um quebra-quebra que vai trazer prejuízo para o poder público, você é uma pessoa ignorante, porque lhe faltou contexto histórico sobre como todos os benefícios os quais desfrutamos hoje, são fruto de braços quebrados e rostos sangrando.

É porque você se recusou a ler, estudar e abrir seus olhos para conceitos básicos sobre neoliberalismo, capitalismo e outras doenças. Agora, quando você acredita que a manifestação é um ato de vagabundos, porque gente desempregada está indo para uma manifestação requerer algo que ela nem tem, é porque você é imbecil mesmo. E para isso, não tem educação que dê jeito.

Espero ter ajudado os egoístas e os ignorantes. Aos imbecis, vamos todos precisar de sorte pra esse futuro que nos aguarda.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias