O Globo afasta editora que não “bateu” o suficiente em Dilma, revela site

Compartilhe:

Publicado no Conexão Jornalismo

A cobertura da mídia no segundo turno das eleições presidenciais tem provocado estragos internos maiores do que na preferência do eleitor. Se as denúncias da Petrobras não têm sido suficientes para reduzir o apoio à candidata Dilma Rousseff, as manchetes do jornal terão que fazer o serviço. Seria esta a razão do jornalão da família Marinho, O Globo, ter afastado a editora de País, Fernanda da Escóssia. Saiba mais.




Segundo o site 247, a mudança ocorre para que o jornal volte a fustigar mais e sistematicamente o governo do PT. A aposta da velha mídia numa derrota do governo virou cláusula pétrea e é tratada como questão de vida ou morte. O afastamento teria ocorrido para evitar uma repercussão comprometedora como ocorreu recentemente com a saída de Xico Sá, da Folha de São Paulo, também por razões editoriais.

Nesta quarta-feira, o blog do colunista Ricardo Noblat que afirma a superioridade de Dilma sobre Aécio Neves deixou de figurar em uma área de destaque do site do Globo (leia mais).

Como piada interna, alguns jornalistas da Folha e do Globo brincam que o vírus Ebola ronda as principais redações do país.

A pressão sobre jornalistas da mídia corporativa aumenta à medida em que se aproxima o segundo turno e o candidato do oligopólio da mídia não consegue decolar nas pesquisas (hoje, 15, serão divulgadas as pesquisas Datafolha e Ibope). Há uma semana o grupo Diários Associados, de Minas Gerais, dono, dentre outras empresas, da Rádio Tupi, enviou e-mail para os funcionários convocando-os para participar de uma passeata em favor de Aécio Neves no último sábado.

Ao longo da semana, o pedido de demissão de Xico Sá, colunista da Folha, por se sentir censurado em um artigo em que manifestaria apoio à Dilma Rousseff, também repercutiu negativamente e ampliou a desconfiança de um partidarismo radical da velha mídia.

Leia o artigo do 247

A disputa eleitoral causa mais uma baixa nas redações, depois da saída do jornalista Xico Sá da Folha de S. Paulo (leia aqui), após ser proibido de declarar voto em Dilma Rousseff em sua própria coluna na publicação da família Frias.

Agora, o jornal O Globo, da família Marinho, decidiu licenciar por três meses a editora de País Fernanda da Escóssia, responsável pela cobertura eleitoral. Considerou-se na cúpula do veículo que, com ela como editora, o jornal não vinha produzindo uma cobertura tão “hardy”, anti-Dilma e anti-PT, como a desejada pelos donos.

No lugar dela entra o bem-alinhado com a casa Luis Antonio Novais, o Mineiro. Fernanda vinha tendo conflitos diários com a editora executiva Silvia Fonseca, vigilante editorial do diretor Ascânio Seleme. No fechamento de sexta-feira, ela teve uma briga feia com Silvia e o ‘aquário’ do jornal – onde ficam os chefes – por conta de divergências na cobertura da disputa Dilma-Aécio Neves no segundo turno.

Após um bate-boca que durou cerca de uma hora, foi decidido que Fernanda ficará de licença por três meses. O jornal não diz, porém, se ela não voltará para a editoria ou mesmo para a empresa, onde quem cai em desgraça não tem perdão.

Mineiro era editor-executivo desde a gestão do falecido diretor-geral Rodolfo Fernandes. Preterido na sucessão, há poucos meses foi deslocado para outra função por Ascânio e substituído por Silvia, que era editora de País. Esta, por sua vez, foi substituída pela adjunta Fernanda da Escóssia, agora defenestrada. Mineiro, alinhado com o comando, foi agora acionado para assumir a coordenação da cobertura eleitoral, imprimindo-lhe um tom ainda mais pró-PSDB na reta final do segundo turno.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias