O jornalismo investigativo respira, graças aos blogues progressistas e à imprensa estrangeira

Compartilhe:

Por Washington Luiz Araújo, jornalista – 

As suspeitas de que a polícia brasileira tem infiltrado agentes nas manifestações se consolidaram com a reportagem do El País (sim, jornal espanhol) e do site Ponte Jornalismo que informa que um capitão do Exército montou uma armadilha para que 21 jovens fossem presos, de forma arbitrária, no domingo, 4 de setembro, na capital paulista.




Faltam ainda mais provas sobre a ação de infiltrados da polícia de Alckmin. Indícios existem aos montes; nas manifestações há sempre os “exaltadinhos” que colocam fogo em sacos de lixo e nas mentes de alguns jovens de sangue quente.

Seria lógico, no entanto, que o caso do capitão do Exército Willian Botelho, codinome Balta Nunes, que insuflou a moçada pelo Facebook e até no site dos namoradores, o Tinder, fosse explicado pelo ministro golpista da Defesa, Raul Jungmann. Mas, no Brasil em que vivemos nada é tão lógico. Seria lógico também que a imprensa brasileira, depois de tomar uma tremenda bola nas costas do El País e do Ponte entrasse em campo e honrasse as cores dos ditos grandes.

Nada disso acontece.  Justo a grande imprensa brasileira que tem relegado a último plano o chamado “furo” de reportagem, para reproduzir e referendar  qualquer notícia “furada” (perdão pelo trocadilho) de seus concorrentes, desde de que seja algum  “disse que disse” contra pessoas de esquerda. Jornalismo investigativo, sério, isento que é bom, nada.

Dando uma “gugada”, ou seja, procurando no Google, dois dias depois da denúncia do jornal El País, verifica-se que chamada grande imprensa pouco trouxe a respeito. Ninguém “repercutiu” a notícia, como se costuma (ou costumava) dizer na redação.

Estranho, não? Não, não é estranho, pois são todos golpistas e, neste momento, dane-se o jornalismo sério, investigativo. O que importa é contribuir para consolidar o golpe.

Ainda bem que os blogues progressistas e raras exceções como as revistas Brasileiros, Carta Capital e Piauí, além de veículos de origem estrangeira, como El País, BBC, Le Monde Diplomatique e Intercept, fazem jornalismo sério, independente, furando o bloqueio golpista. Mas que dá uma vergonha danada do jornalismo nacional, isso dá.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias