Papa diz que tecnologia precisa ‘de princípios morais tanto teóricos quanto práticos’

Compartilhe:

Publicado em Jornal GGN – 

“Os desenvolvimentos notáveis no campo da tecnologia, em particular aqueles que lidam com a inteligência artificial, criam implicações cada vez mais significativas em todas as áreas da atividade humana.”

Foto BBC

Jornal GGN – Em reunião, Papa Francisco pediu aos gigantes do Vale do Silício, na sexta-feira, dia 27 de setembro, que não permitam que avanços tecnológicos, como a inteligência artificial, levem a uma nova forma ‘barbárie’, onde a lei do mais forte prevaleça sobre o bem comum. A informação é do jornal Fusion Today.

Os comentários foram feitos aos participantes de uma conferência no Vaticano em que compareceram executivos de grandes empresas, como o Facebook, Mozilla e Western Digital. Presença ainda de ganhadores do Prêmio Nobel, especialistas em ética católica, agências reguladoras governamentais, empreendedores de internet e investidores.




Foram três dias de reuniões, findas no sábado 29, onde foram debatidos temas como algoritmos e blockchain.

“Os desenvolvimentos notáveis no campo da tecnologia, em particular aqueles que lidam com a inteligência artificial, criam implicações cada vez mais significativas em todas as áreas da atividade humana. Por esta razão, debates abertos e concretos sobre este tema são mais necessários agora do que nunca”, disse Francisco aos participantes.

Entre eles estavam Mitchell Baker, presidente-executiva da Mozilla; Gavin Corn, conselheiro-geral associado e diretor da equipe legal de cibersegurança do Facebook; Jim Welsh, vice-presidente sênior da Western Digital; e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn.

Aos participantes, Papa Francisco alertou que a tecnologia precisa “princípios morais tanto teóricos quanto práticos”. A inteligência artificial foi outro ponto dos debates, e o perigo de seu uso para “circular opiniões tendenciosas e dados falsos que poderiam envenenar os debates públicos e até manipular as opiniões de milhões de pessoas, a ponto de ameaçar as próprias instituições que garantem uma coexistência civil pacífica”.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias