Pistola que matou jornalista foi usada em sete execuções ligadas ao PCC

Compartilhe:

, compartilhado de Projeto Colabora – 

Lourenço Veras foi morto enquanto jantava com a família. Assassinato teria ligação com as atividades de narcotraficantes noticiadas pelo jornalista no site Porã News

Lourenço Veras atuava na fronteira e relatava receber ameaças recorrentes | Foto: Reprodução/TV Record

(Com Sérgio Ramalho) – Os tiros que calaram a voz do jornalista brasileiro Lourenço Veras, o Léo, de 52 anos, enquanto ele jantava com a família na noite de 12 de fevereiro, foram disparados de uma pistola Glock 9 mm. A mesma arma foi usada nas execuções de ao menos outras sete pessoas na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero. Todos os crimes estariam relacionados à facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

A descoberta foi feita a partir da balística forense feita em Assunção, que identificou, em cartuchos recolhidos na casa do dono do site de notícias Porã News, o mesmo padrão de marca produzido pelo percussor da pistola no instante do disparo — uma espécie de impressão digital, única para cada arma.




A informação foi confirmada à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) por autoridades envolvidas na investigação do assassinato de Léo Veras. Apesar da celeridade na descoberta da marca produzida pela arma, nenhuma testemunha ou familiar prestou depoimento formal à equipe de trabalho de agentes especializados na luta contra o narcotráfico e o crime organizado da Fiscalia (Ministério Público) de Pedro Juan Caballero e Assunção até esta sexta-feira (21 de fevereiro), nove dias após a execução.

Apenas um policial num carro descaracterizado vem sendo mantido à frente da casa da família, no bairro Jardim Aurora, região sob influência de narcotraficantes.

A força tarefa montada para apurar o caso vem trabalhando em cinco linhas de investigação que poderiam ter motivado a execução de Veras. Todas ligadas a atividades dos narcotraficantes do PCC na fronteira entre Ponta Porã (MS), no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, noticiadas pelo jornalista em seu site.

Casa do jornalista no Jardim Aurora, Pedro Juan Caballero, onde ele foi assassinado. Foto Angelina Nunes/Abraji.
Casa do jornalista no Jardim Aurora, Pedro Juan Caballero, onde ele foi assassinado. Foto Angelina Nunes/Abraji.

Entre as linhas de investigação estão dois assassinatos e um desaparecimento, no segundo semestre de 2019. As duas vítimas, uma delas um adolescente de 14 anos, foram torturadas, baleadas e tiveram os corpos esquartejados e queimados.

Outro caso foi a apreensão de armas e drogas da facção, noticiada com exclusividade por Veras, que estaria apurando o envolvimento de policiais paraguaios na proteção aos traficantes. O jornalista também foi o primeiro a noticiar uma ação que resultou nas prisões de três integrantes do PCC foragidos da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, publicada quatro dias antes de sua execução.

Na noite após o crime, Marco Amarilla Allen, titular da unidade de narcotráfico da Fiscalia de Pedro Juan Caballero, recolheu na casa do jornalista o computador e o celular que ele usava em suas atividades profissionais.

Os dois equipamentos não tinham senha, e o celular registrava grupos de Whatsapp com fontes de Veras, incluindo autoridades policiais brasileiras e paraguaias, além de trocas de mensagens com outros jornalistas sobre suas atividades na fronteira. A investigação policial sobre o assassinato segue sob sigilo.

Polícia e MP do Paraguai prendem dez suspeitos

Dez dias após a execução do jornalista brasileiro Lourenço Veras, o Léo, uma grande operação realizada na madrugada de 22 de fevereiro, envolvendo agentes do Departamento Contra o Crime Organizado e promotores do Ministério Público do Paraguai, resultou nas prisões de dez pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado, tráfico de armas e assassinatos em Pedro Juan Caballero. Na relação de presos figuram seis paraguaios, três brasileiros e um boliviano. Com eles foram apreendidas quatro pistolas Glock 9 mm, modelo semelhante ao usado no assassinato do dono do site de notícias Porã News.

Além das pistolas, os agentes encontraram um Jeep Renegade, branco, que pelos indícios pode ter sido utilizado na execução do jornalista. A operação coordenada pelo promotor Marcelo Pecci terminou às 7h da manhã deste sábado (22.fev.2020). Ao final, as autoridades informaram em entrevista à Rádio Império FM 103.1 (Paraguai) que os suspeitos seriam levados a Assunção, capital do Paraguai, juntamente com o material apreendido para análises que poderão comprovar a participação do grupo na execução de Léo Veras.

Programa Tim Lopes

Todos os indícios da morte de Veras sugerem que ela esteja relacionada ao exercício da profissão. Por isso, o assassinato do jornalista será o terceiro a ser incluído no Programa Tim Lopes, desenvolvido pela Abraji, com o apoio da Open Society Foundations, para combater a violência contra jornalistas e a impunidade dos responsáveis.

Em caso de crimes ligados ao exercício da profissão, uma rede de veículos da mídia tradicional e independente é acionada para acompanhar as investigações e publicar reportagens sobre as denúncias em que o jornalista trabalhava até ser morto. Integram a rede hoje: Agência Pública, Correio (BA), O Globo, Poder 360, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora, TV Aratu, TV Globo e Veja.

O assassinato do radialista Jefferson Pureza, de 39 anos, em Edealina Goiás, em 17.jan.2018, foi o primeiro caso acompanhado pelo programa. Ele foi morto enquanto descansava na varanda de sua casa. O ex- vereador José Eduardo Alves da Silva, de 41 anos, foi acusado de ser o mandante e, no julgamento ocorrido em 2019, ele optou pelo silêncio. Na ocasião foi julgado também o caseiro Marcelo Rodrigues dos Santos, de 40 anos, acusado de ter apresentado os menores envolvidos no crime ao vereador. Segundo as investigações, o assassinato foi negociado por R$ 5 mil e um revólver.

Em julgamento no dia 9.dez.2019, o júri popular absolveu dois acusados de envolvimento no crime, apesar de reconhecer a participação deles no caso e na corrupção de menores que praticaram o assassinato.

O segundo caso é do radialista Jairo de Sousa, de 43 anos, morto na madrugada de 21.jun.2018, com dois tiros no tórax quando chegava para trabalhar na rádio Pérola FM, em Bragança, no Pará. O suspeito de ser o mandante é o vereador Cesar Monteiro. Ele teria contratado um grupo de dez pessoas para realizar o crime. Segundo os autos do inquérito, o assassinato teria custado R$ 30 mil.

Em março de 2019, o vereador Cesar Monteiro teve a prisão preventiva revogada, após o Tribunal de Justiça do Pará conceder-lhe um habeas corpus. Ainda não há data marcada para o júri popular.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias