Porque meu filho se chamaria Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe de Araújo

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo – 

1963. Meu pai, empapuçado de tanta vitória, dormia, como uma criança liberada para comer todo o doce do mundo. Lá para o primeiro gol de Pelé ou de Coutinho, já roncava. Minha mãe, acordada. O rádio de pilha dividindo os travesseiros.  Três filhos, um com cinco anos, outro com quatro e o mais novo com três. E aquela ladainha nos nossos ouvidos: “balão subindo, balão descendo, cabeça na bolaaaa…”  E de repente, o grito de gooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllll. O locutor Fiori  Giglioti incendiava o rádio. Meu pai acordava e nem perguntava se era do Santos.  Sussurrava para a minha mãe: “de quem?” E voltava a dormir, com um sorriso nos lábios.




DSC_0018Assim, aprendemos a torcer pelo Santos, menos o mais novo, comprado que foi pelo padrinho corinthiano com muito doce e guaraná.  A linha Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe para nós era música. Não entendíamos muito de futebol, mas sabíamos de cor estes nomes e sabíamos que o Santos era o melhor.

 

 

Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe seria o nome do meu filho se o tivesse. Se fosse mulher?  Vila Belmiro.
Este quinteto de ouro me fez uma pessoa otimista. Vi que a vitória é possível, até para garotos pobres como éramos.

Percebi que o mundo poderia ser bom, pois tinha o futebol arte daquele Santos das mil e uma noites.

Adulto, com a criança dentro de mim, tive o prazer de conhecer Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pe…pe.  Pelé, ainda não.

Tenho o número do telefone de alguns deles. E me arrepio ainda hoje quando me ligam.  Surge a oportunidade agora, com amigos santistas, flamenguistas, palmeirenses e até corintianos de contar em documentário a saga deste quinteto de ouro. A história divina destes cinco homens e um destino. Destino de fazer um mundo feliz.

Sim, sou uma pessoa feliz. Nasci ouvindo um grito de gol que ofuscou o meu primeiro choro. E  tive o prazer de conviver com alguns daqueles que abriram as portas do mundo para mim.  As portas da felicidade. Sim, meus amigos, um mundo feliz é possível. Obrigado, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.DSC_0008

O texto acima foi escrito por mim para o documentário que projetamos sobre a linha de prazer, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. O documentário, que teve uma interrupção em seu fazer, mas voltaremos para concluí-lo em breve, tem na direção eu, o grande documentarista José Carlos Asbeg e o publicitário Ricardo Moreira. Fizemos uma primeira entrevista com Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe (Pelé é sempre mais difícil).
Nesta primeira entrevista, contamos com a preciosa colaboração do jornalista e amigo José Carlos Conte.

E, por falar em linha de prazer, ouça aqui a música que leva este nome composta pelo cantor e apaixonado pelo futebol Carlinhos Vergueiro.

Numa das muitas festas que já fizemos para os craques de sempre no Rio de Janeiro,  li um texto onde falava das grandes linhas de o Santos Futebol Clube, com ênfase, lógico para o quinteto de ouro. Carlinhos Vergueiro fez o show da festa.

Poucos dias depois,, recebo um telefonema. Era Maísa, a produtora e esposa de Carlinhos, minha grande amiga. Maísa passou o telefone para o Carlinhos que nada falou, só cantou esta música, feita pelo grande artista para as grandes linhas do nosso passado que teimam, felizmente, em viver nos nossos presentes:

Recentemente, estive em Santos, com os amigos profissionais da Comunicação, Ricardo Moreira e Claudio Lovato. Lá, nas redondezas da Vila Belmiro, foram nos receber Dorval, Mengálvio e Coutinho. Vejam as fotos.

DSC_0122

DSC_0107

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias