Quem sabe agora, da pior maneira, a gente entenda?

Compartilhe:

Por  Rita Almeida, compartilhado de Jornal GGN – 

Que a saúde não é uma questão apenas clínica, mas política, porque não é só um trabalho cuidado de si, mas, também, de cuidado do outro.

Nessa semana, as unidades de atenção primária e vigilância sanitária do SUS – não sei se em todos os Estados e municípios – está passando por processo de capacitação de seus profissionais, para que possam fazer trabalho de cuidado, proteção e prevenção ao Coronavírus, evitando que este se instale e se alastre. Por meio das equipes multiprofissionais dos postos de saúde e dos agentes comunitários, a população receberá as informações e orientações qualificadas e adequadas para se cuidarem e serem cuidadas.

O Coronavírus se tornou uma pandemia mundial porque se propaga de forma exponencial, isso significa que, quanto mais pessoas se contaminam, mais pessoas se contaminam e maior a taxa de letalidade, especialmente pela insuficiência do sistema em dar conta do tamanho da demanda. Além disso, quanto mais contaminados, mais próxima a doença ficará de você e de sua família.




Quem sabe agora, da pior maneira, a gente entenda?:

Que a saúde da D. Maria da Silva que mora no Morro do Fim do Mundo, não é um problema só dela, mas de todos nós.

Que a saúde não é uma questão apenas clínica, mas política, porque não é só um trabalho cuidado de si, mas, também, de cuidado do outro.

Que um sistema de saúde forte e eficiente é aquele que começa muito antes da pessoa precisar do médico, começa no trabalho multiprofissional e comunitário de cuidado, proteção e educação da população.

Que nenhum número de leitos hospitalares ou consultas médicas será suficiente para dar conta da demanda em casos de epidemia, sem o controle do Estado e dos agentes públicos de saúde.
Leia também:  Uma viagem presidencial dispensável, por Andre Motta Araujo

Que um sistema público universal de saúde é um dos maiores bens que um país pode ter, e que não deve estar submetido aos humores da economia, as leis do mercado ou aos interesses privados.

Que agora, mais do que nunca, precisamos defender o SUS e suas fontes de financiamento.

Rita Almeida

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias