Sarau Delivery e o cinema de Luiz Rosemberg: mostra virtual do MAM traz o dedo na ferida da desigualdade no mundo

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado – 

Sarau Delivery leva mais uma vez você ao cinema. Agora, para colocar uma lupa na obra de um grande cineasta e artista plástico brasileiro, Luiz Rosemberg Filho, que ganha uma mostra retrospectiva na cinemateca do MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, iniciada em 09 de novembro, indo até o final do mês.

Panorâmica Rosemberg, primeira grande retrospectiva da obra de Luiz Rosemberg Filho, reúne cerca de 60 filmes, dezenas de colagens, as memórias que publicou ao longo de quase três anos e ainda três filmes sobre ele. Nesta postagem, vídeos de filmes curtas, entrevista e textos sobre o cineasta. Ah, e veja mais abaixo a programação completa da “Panorâmica Rosemberg”.




“$em Título” – Luiz Rosemberg Filho (2010)
Em pouco mais de cinco minutos, sob uma bela trilha sonora, criança chama “adultos idiotas”, às falas, sobre poder, guerras, consumismo.

https://www.youtube.com/watch?v=B5qq5E7y6S0

 

Conheci Rosemberg numa mesa de bar, local onde realmente se faz amizade, via o grande amigo cineasta José Carlos Asbeg. O Sarau Delivery recebeu de Asbeg um texto sobre o cineasta falecido no ano passado. Leia aqui:

“Luiz Rosemberg Filho, Rô, foi o realizador que mais aprofundou o experimentalismo no cinema brasileiro. Inquieto, questionador, crítico de nossas mazelas históricas, levou para as telas seu profundo inconformismo com a injustiça, a desigualdade, a hipocrisia, que negam todo o potencial criativo e humano do nosso país e – por que não? – do mundo. Agora, toda a potência de sua obra pode ser vista em Mostra pioneira feita pela Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro, a Panorâmica Rosemberg. Leia mais Asbeg sobre Rosemberg: https://bemblogado.com.br/site/luiz-rosemberg-filho-texto-de-jose-carlos-asbeg/

 

Veja aqui toda a programação da Panorâmica Rosemberg, em site do MAM/RJ.
https://www.mam.rio/cinemateca/apresentacao-panoramica-rosemberg/

 

Curta “Onde está o Rosemberg?”, projetado na 9° Mostra de Cinema de Ouro Preto, no qual Rosemberg, depois de encontrado por adolescentes, fala com todo seu inconformismo sobre o mundo desigual em que vivemos e fala de seu filme “Jardim de Espumas”.

https://www.youtube.com/watch?v=VQFG7LM-xIk

 

O Jardim Das Espumas (Luiz Rosemberg Filho, 1970)

O filme foi recuperado na França em 2014, após ter sido considerado perdido por 30 anos. Uma das obras mais iconoclastas do Cinema Marginal. Glauber Rocha considerava O Jardim das Espumas uma “sopa de pedras bem temperada”.

 

Aqui, entrevista com Luiz Rosemberg Filho no programa “Cine Federal”, da UFPR – Universidade Federal do Paraná, com Carlos Debiasi.
https://www.youtube.com/watch?v=4IdhpbELd3k

Making0ff – “2 Casamentos” – Luiz Rosemberg Filho (2014)

https://www.youtube.com/watch?v=nR6_mMsyzq8

No site Outras Palavras: A independência radical de Luiz Rosemberg Filho. Autor de oito longas, ele morreu amargurado com a situação do país. Pagou um alto preço por sua radicalidade em 50 anos de carreira: produção errática e intermitente, obra sem a repercussão merecida e uma debilitada saúde.
https://outraspalavras.net/poeticas/a-independencia-radical-de-luiz-rosemberg-filho/

 

Veja a trajetória de vida de Luiz Rosemberg Filho aqui, no Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Rosemberg_Filho

 

Sarau Delivery é uma seção do Bem Blogado que traz diariamente artistas fazendo apresentações para o público que está em casa, recolhido no combate ao coronavírus.

A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…

Preencha seu tempo com arte!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias